Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Lula defende distribuição de terras públicas para reforma agrária

07/03/2025 às 20:10
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Estado não deve manter terras públicas, argumentando que essas áreas devem ser entregues ao povo para que possam ser utilizadas na produção. Sua fala ocorreu durante um evento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Campo do Meio, Minas Gerais.

“A companheira Esther Dweck, ministra da Gestão sabe que ela precisa disponibilizar todas as terras públicas, porque não tem porquê o Estado ter terra pública. Quem é o Estado? É o povo. E a terra tem que estar na mão do povo para que ele possa produzir”, disse o petista. Segundo ele, “não tem choradeira”: o governo precisa cumprir as promessas que fez.

Ele destacou a necessidade de o governo honrar seus compromissos em relação à reforma agrária, que é uma prioridade em sua administração. O presidente mencionou que seu governo levou um período de dois anos para mapear as terras disponíveis para essa finalidade.

“As propriedades que detém até 100 hectares representam praticamente 70%, 80% de todo o alimento que nós consumimos no Brasil. De leite, de carne de boi, de carne de porco e tudo. E são um percentual muito pequeno . Isso representa 14,5% da terra”, disse o presidente da República. “É por isso que a luta pela reforma agrária ganha importância, porque é preciso que se faça justiça nesse País”, afirmou Lula.

*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias