Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Rebeldes houthis do Iêmen ameaçam responder após bombardeios americanos

16/03/2025 às 08:52
3 min de leitura
Houthis

Anuncie Aqui

Os rebeldes houthis no Iêmen ameaçaram neste domingo (16) responder aos bombardeios americanos contra vários redutos do grupo, incluindo a capital, Sanaa, que deixaram pelo menos 31 mortos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu no sábado (15) o “inferno” aos “terroristas houthis” após suas ameaças de atacar embarcações comerciais e Israel, e pediu ao Irã que interrompa o apoio ao grupo rebelde. O Irã respondeu condenando os ataques “bárbaros” contra o Iêmen e advertiu que adotaria represálias contra qualquer ofensiva.

Os militantes houthis, que controlam várias áreas do Iêmen, incluindo a capital Sanaa, afirmaram que os ataques americanos de sábado à noite “não ficarão sem resposta”. “Nossas Forças Armadas estão prontas para responder escalada por escalada”, afirma um comunicado divulgado pelo escritório político dos rebeldes, considerados como “organização terrorista estrangeira” pelos Estados Unidos. Segundo o Ministério da Saúde houthi, os bombardeios tiveram como alvos Sanaa, além de Saada e a cidade de Rada’a, na província de Al Bayda.

Os ataques , “a maioria crianças e mulheres”, segundo o porta-voz do ministério, Anis Al Asbahi. Um fotógrafo da AFP na capital iemenita ouviu três explosões e observou colunas de fumaça em uma zona residencial ao norte de Sanaa. Estes foram os primeiros ataques americano.

*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias