Contrabando de ovos supera o de drogas na fronteira dos EUA com o México

A alta nos preços dos ovos impulsionou o aumento das apreensões, superando as interceptações de drogas como o fentanil

A repressão intensificada na fronteira entre os Estados Unidos e o México, impulsionada pela gestão do ex-presidente Donald Trump para combater o tráfico de fentanil – uma droga 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais viciante que a heroína – resultou em um número curioso: mais apreensões de ovos do que da droga.

Segundo informações do jornal britânico The Telegraph, com base em dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), foram registradas 3.768 apreensões de produtos avícolas, contra apenas 352 de fentanil.

O aumento das interceptações de ovos, que subiu 36% em 2024, é atribuído à escalada dos preços do produto em diversas regiões dos EUA, com crescimento ainda mais expressivo em áreas como Texas e San Diego. Com a valorização do alimento, consumidores tentaram cruzar a fronteira com ovos contrabandeados, prática proibida pelas leis sanitárias do país.

A apreensão de ovos ocorre em meio a esforços mais amplos de fiscalização na fronteira, mas os números mostram um reflexo inesperado da crise de abastecimento e da inflação de alimentos.

Comentários