Páscoa deve movimentar mais de R$ 28 milhões entre presentes e comemorações em Dourados
A Páscoa de 2025 deve movimentar R$ 28,3 milhões no comércio de Dourados, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e do Sebrae/MS.
Embora o montante represente um impacto significativo na economia local, há uma redução de 13% em relação ao ano passado, quando o volume total foi de R$ 32,6 milhões. A principal queda ocorre nos gastos com celebrações, enquanto o consumo de presentes cresceu.
De acordo com o levantamento, 65,46% dos douradenses pretendem celebrar a Páscoa neste ano, número inferior ao de 2024, quando 76,03% afirmaram que comemorariam a data. Essa redução impactará diretamente a movimentação financeira com as festividades, com uma queda de R$ 15,9 milhões para R$ 14,4 milhões.
Já os gastos com presentes subiram de R$ 13,5 milhões para R$ 13,9 milhões, impulsionados pelo aumento do gasto médio, que passou de R$ 174,86 para R$ 193,71.
A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, explica que, apesar do aumento na intenção de consumo no Estado, há um comportamento mais seletivo entre os consumidores. “Observamos um comportamento mais cauteloso, em que o consumidor busca alternativas para economizar, seja comprando ovos caseiros, pesquisando preços ou aproveitando condições de pagamento facilitadas”, destaca.
O levantamento em relação ao MS, aponta que 56% dos consumidores realizarão pesquisa de preços antes da compra, sendo que 51% farão isso online e 63% presencialmente. Além disso, os principais fatores para a decisão de compra são os descontos no pagamento à vista (71%) e o parcelamento no cartão de crédito (33%).
Outro aspecto relevante é a escolha dos produtos. Ovos de Páscoa seguem como preferência absoluta (82%), mas há espaço para opções alternativas, como caixas de bombons (23%) e ovos caseiros (18%). Em Dourados, 65% dos consumidores pretendem comprar os itens em supermercados, enquanto 77% afirmam que farão suas compras no centro da cidade.
Tradições gastronômicas seguem fortes
Apesar da redução no número de pessoas que pretendem comemorar a Páscoa, os hábitos alimentares tradicionais permanecem relevantes. Para 61% dos consumidores, o peixe é essencial na refeição pascal, com destaque para o pintado (48%), tilápia (43%) e pacu (41%). Por outro lado, 41% afirmam que a carne para churrasco não pode faltar, enquanto 32% incluem a cerveja na lista de compras para a celebração.
O presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, reforça a importância da Páscoa para o varejo. “O crescimento na intenção de consumo demonstra a relevância da data para o comércio local. É um momento estratégico para empresários investirem em promoções e variedade de produtos, atendendo às necessidades do consumidor”, afirma.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de março de 2025, com 1.982 consumidores em diversas cidades do Estado, incluindo Dourados.
Fonte: Dourados News
Comentários