Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Lula diz que trabalhará por acordo comercial entre Mercosul e Japão

27/03/2025 às 07:14
3 min de leitura
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Primeira-dama, Janja Lula da Silva, durante encontro reservado com Suas Majestades o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako. Palácio Imperial - Sala de Audiências (Take-no-ma).

Anuncie Aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse no final da noite desta quarta-feira (26), pelo horário de Brasília, que, quando assumir a presidência do Mercosul, no segundo semestre, irá trabalhar para que haja um acordo comercial entre o bloco econômico e o Japão. A declaração foi feita durante entrevista coletiva, em Tóquio, no último dia da visita de Estado ao país asiático. Lula afirmou que esta foi a visita mais importante das cinco vezes que já esteve no Japão. O presidente exaltou a relação histórica entre os dois países, mas disse que houve queda no fluxo comercial nos últimos anos e que é preciso aprimorá-lo.

“Vamos trabalhar para que haja um acordo do Mercosul com o Japão. É bom para os países do Mercosul e será bom para o Japão. Quanto mais mercado abrirmos, quanto mais liberdade, quanto mais comércio existir, melhor será para os países”, declarou o presidente.

Lula também disse que os encontros com autoridades japonesas foram importantes para exaltar o multilateralismo e o livre comércio em um momento em que a democracia corre risco no mundo e em que medidas protecionistas são tomada por alguns países. “Volto para o Brasil com a certeza de que abrirmos uma trincheira importante para o desenvolvimento brasileiro”, disse Lula. O presidente também mencionou que está “convidando” o Japão a participar de investimentos no Brasil para fomentar a transição energética.

Lula citou ainda que a visita foi importante para resolver questões relacionadas à possibilidade de exportação de carnes do Brasil para o Japão. O presidente exaltou a qualidade da carne produzida no Brasil e mencionou que o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, irá enviar especialistas ao País para analisar o produto. “A gente não poderia achar que em apenas uma reunião iria resolver tudo, mas eu posso dizer que estou satisfeito, porque acredito que ainda este ano teremos uma solução nessa questão da carne”, afirmou.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Victor Oliveira

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias