Corinthians e Palmeiras fazem hoje (27) a segunda partida da final do Campeonato Paulista. No primeiro confronto, o Alvinegro levou a melhor, vencendo por 1 a 0, e agora o time de Abel Ferreira vai ter que buscar mais uma virada se quiser garantir o tetracampeonato estadual. A grande curiosidade é que os três títulos anteriores vieram justamente desta forma.
Nos últimos três anos o Palmeiras fez a festa na final conseguindo reverter uma desvantagem do primeiro jogo. A única diferença é que desta vez o Alviverde não teve a melhor campanha da primeira fase e por isso tem que jogar a partida de volta fora do Allianz Parque.
Em 2022, no primeiro título da série, o Palmeiras começou mal o desafio contra o então campeão São Paulo, com uma derrota por 3 a 1 no Morumbi. Uma semana depois, a vantagem tricolor não durou muito e o jogo terminou com uma goleada por 4 a 0 para o time de Abel Ferreira.
No ano seguinte a missão parecia que seria menos complicada, já que a decisão era contra o surpreendente Água Santa. Mas o primeiro jogo, disputado na Arena Barueri, terminou com a vitória do time de Diadema por 2 a 1, com o gol da vitória saindo nos acréscimos. A resposta veio no Allianz, com três gols logo no primeiro tempo e mais uma festa palmeirense após um 4 a 0.
Já em 2024 a decisão voltou a ser com um clássico. O Santos jogava para o lado as dúvidas de um time que meses antes tinha sido rebaixado pela primeira vez em sua história e, na Vila Belmiro, venceu por 1 a 0 o primeiro confronto. Mas a história terminou como de costume, com uma virada do Palmeiras, agora com o placar de 2 a 0.
Desta vez o palco da final é a Neo Química Arena, local em que o Palmeiras venceu pela última vez no Brasileirão de 2022, mas onde já levou a melhor sobre o rival em três situações decisivas no Paulistão: vencendo nos pênaltis a semifinal de 2015, batendo por 2 a 0 nas semi de 2021, e saindo na frente na decisão de 2018, com uma vitória por 1 a 0 que seria revertida pelo Corinthians nos pênaltis na decisão jogada na casa alviverde.
Fonte: Ogol
Comentários