Domingo, Março 30, 2025
spot_img
InícioESTADOPara preparar combate aos incêndios no Pantanal, Governo de MS alinha ações...

Para preparar combate aos incêndios no Pantanal, Governo de MS alinha ações com o Ministério do Meio Ambiente

spot_img

Reunião reforça planejamento conjunto entre estados e entidades para a Temporada de Incêndios Florestais 2025

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), juntamente com representantes do Mato Grosso, realizaram nesta quarta-feira (26), em Campo Grande, uma reunião para discutir estratégias de combate e prevenção aos incêndios florestais no Pantanal.

Segundo Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o encontro marca mais um avanço na integração com os governos federal e estadual. “Hoje conseguimos discutir uma governança mais objetiva, focada em ações diretas nas áreas críticas quando os incêndios estão ocorrendo”, destacou.

Modelo nacional de combate ao fogo
Para o secretário do MMA, André Lima, as práticas desenvolvidas no Pantanal servirão como exemplo para outras regiões do Brasil. “Vamos definir um mapa de prioridades e gerar um documento de diretrizes que será levado ao Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, como referência para outros estados.”

Plano operacional e bases avançadas
A reunião, que ocorreu no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), também apresentou o plano operacional de Mato Grosso do Sul e discutiu o fortalecimento das ações conjuntas. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Frederico Reis Pouso Salas, a integração com o Ibama e o estado do Mato Grosso é essencial para otimizar estratégias e equipamentos no combate ao fogo.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) já iniciaram atividades preventivas para a Temporada de Incêndios Florestais (TIF) 2025, como a formação de brigadas e avaliação de áreas para a instalação de bases avançadas no Pantanal.

Resultados e desafios futuros
Falcette lembrou que, apesar das condições climáticas desfavoráveis em 2024, a área queimada foi menor graças à antecipação das ações integradas. A expectativa é repetir essa eficiência em 2025, diante de novos desafios climáticos.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Flávio Glédson, também reforçou a importância da integração. “A mudança climática e a seca no Pantanal tornam os incêndios uma realidade desafiadora. Trabalhar em conjunto gera resultados mais eficazes para proteger esse bioma de interesse global.”

A reunião contou ainda com a presença da secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, e de representantes do Ibama, MMA e PrevFogo.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img