Chega ao fim, na noite desta quinta-feira, a temporada regular da Superliga Masculina de Vôlei. Em quadra, os clubes ainda lutam por um espaço dentro da zona de classificação para os playoffs e, na parte debaixo da tabela, ainda há disputa para fugir de uma das “vagas” para a Superliga B.
No topo da tabela não existe margem para alteração. Avassalador, o Sada Cruzeiro, comandado pelo técnico Filipe Ferraz, é líder isolado com 51 pontos e não pode mais ser ultrapassado por ninguém.
Logo em seguida, o Itambé Minas, rival celeste, figura na vice-liderança com 47 pontos e busca manter a posição na última rodada, já que tem o Vôlei Renata, de Campinas, na cola com 46 pontos no terceiro posto.
Quem fecha o “G4” é o Sesi Bauru, atual campeão da competição. Com 45 pontos, o time do oposto Darlan Souza ainda nutre a expectativa de ganhar uma posição e fechar a temporada regular na terceira colocação.
Na sequência do G4, vem o pelotão que tem vaga assegurada nos playoffs, mas que não tem mais grandes pretensões nesta última rodada. São eles: Praia Clube (quinto colocado com 41 pontos), Joinville (sexto colocado com 33 pontos) e Suzano (sétimo colocado com 29 pontos).
A briga para o pós-temporada está justamente na última vaga, no oitavo posto. Atualmente, o Viapol Vôlei São José ocupa a vaga, com 22 pontos, mas tem na cola o Saneago Goiás, com 21, o Vedacit Vôlei Guarulhos, também com 21, e o APAN Blumenau, com 20.
A luta pela última vaga, entretanto, também vive o contraponto de uma briga contra o descenso. Das duas vagas para os rebaixados para Superliga B, uma já foi preenchida: o Neurologia Ativa, que não venceu um jogo sequer na temporada, vai retornar para a divisão de acesso.
O projeto goiano sofreu demais com a montagem do elenco, especialmente com as questões financeiras, e amargou fracassos na competição, com direito a protesto de jogadores por atrasos de salário e até mesmo paralisação em uma partida por falta de ambulância…
O segundo rebaixado atualmente está sendo o APAN Blumenau, com 20 pontos, e é o clube que tem a missão mais inglória nesta última rodada, já que vai visitar o poderoso e embalado Sada Cruzeiro e tem a obrigação vencer. Seus concorrentes diretos, o Saneago Goiás visita o Joinville, enquanto o Viapol Vôlei São José recebe o Suzano.
Sada Cruzeiro x APAN Blumenau
Minas x Praia Clube
Vôlei Renata x Sesi Bauru
Viapol São José x Suzano
Joinville x Goiás
Guarulhos x Neurologia Ativa
Fonte: Ogol




Comentários