Terça-feira, Abril 1, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESGoverno de MS reforça avanços da Defensoria Pública no Estado e contribuição...

Governo de MS reforça avanços da Defensoria Pública no Estado e contribuição no amparo à sociedade

spot_img

Novo defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, reforça compromisso com os direitos humanos e inclusão social

Mais de 373,6 mil atendimentos foram realizados pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 2024, representando um crescimento de 9% em comparação ao ano anterior. Os dados foram destacados durante a posse do novo defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, na quinta-feira (27), em evento que contou com a presença do governador Eduardo Riedel.

Durante o discurso, Riedel reconheceu o papel da Defensoria no fortalecimento das políticas públicas estaduais. “Temos um plano baseado em quatro pilares: prosperidade, verde, digital e inclusivo. A melhor forma de inclusão é gerar oportunidades por meio de educação e qualificação, e a Defensoria tem papel essencial nesse processo, ao garantir que as pessoas em vulnerabilidade possam acessar essas oportunidades”, afirmou o governador.

Crescimento e avanços nos atendimentos

A Defensoria Pública de MS registrou um aumento de 162.221 atendimentos nos últimos dois anos, o que equivale à população de Três Lagoas, terceiro maior município do Estado. Em Campo Grande, o crescimento foi de 10,5%, totalizando 150.452 atendimentos no último ano.

Entre as ações que contribuíram para esse avanço estão a Van dos Direitos, o reforço no quadro de pessoal com a posse de 15 novos defensores e 120 servidores, além da modernização do atendimento digital e parcerias estratégicas com unidades do Fácil e Poupatempo.

Expansão para 2025 e compromisso com os direitos humanos

Para 2025, a Defensoria pretende ampliar sua atuação com a inauguração de novas sedes em Corumbá e Ponta Porã, e a construção de unidades em Ribas do Rio Pardo e Maracaju. Também estão em andamento tratativas para fortalecer a presença nos municípios de Naviraí, São Gabriel do Oeste, Cassilândia e Itaporã, além de estudos para uma nova sede em Campo Grande.

Ao ser reconduzido ao cargo, Gasparini reafirmou o compromisso com a defesa dos direitos humanos. “Seguiremos firmes na proteção das mulheres, crianças, LGBTQIA+, indígenas, negros, pessoas com deficiência e mais pobres. A justiça não é um favor, é um direito, e direito se garante”, enfatizou.

Perfil do defensor público-geral

Pedro Paulo Gasparini, natural de Araçatuba (SP), está na Defensoria Pública de MS desde 2004 e foi reeleito para o biênio 2025/27 com 172 votos, em eleição que contou com candidatura única, algo inédito em 42 anos de história da instituição.

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul atua na promoção dos direitos humanos e na defesa gratuita dos direitos individuais e coletivos de pessoas em situação de vulnerabilidade, conforme previsto na Constituição Federal.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img