Gripe faz primeira vítima do ano em Dourados e MS registra sete mortes pela doença
Idosa de 80 anos é a primeira vítima da gripe em Dourados no ano de 2025, conforme boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira (28/3) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Além dela, outras três pessoas morreram em decorrência da doença nos últimos dias, elevando o número de óbitos pela Influenza para sete no ano em Mato Grosso do Sul.
A paciente do município foi diagnosticada com a Influenza A não subtipada.
Segundo relatado no documento emitido pela SES nesta manhã, ela possuía comorbidades como doença cardiovascular crônica e diabetes. O óbito ocorreu no dia 21 de março.
Pacientes de Corumbá e Campo Grande (dois), são as outras vítimas da doença informadas no boletim. Todas também possuíam algum tipo de comorbidades e tinham idades entre 50 e 70 anos.
De acordo com o novo relatório da Secretaria de Saúde, em Mato Grosso do Sul 1.127 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram notificados e hospitalizados. Do total, 45 são de Influenza, 37 delas do tipo ‘A’ e oito de ‘B’.
Entre as mortes, três delas ocorreram em decorrência do H1N1, duas por H3N2 e uma não subtipada [todas subtipos da Influenza A], além de uma Influenza B.
Prevenção
A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra a doença, conforme as informações apresentadas pela SES.
A imunização é a principal forma de auxílio na evolução para complicações e óbitos, contribuindo ainda para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
Em Dourados, a campanha de vacinação contra a gripe começa nas unidades básicas de saúde a partir da terça-feira (1/4).
Fonte: Dourados News
Comentários