Idosa de 80 anos é a primeira vítima da Influenza no município; outras três mortes ocorreram no Estado nos últimos dias
Uma idosa de 80 anos é a primeira vítima fatal da gripe em Dourados neste ano, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A paciente foi diagnosticada com Influenza A não subtipada e faleceu no dia 21 de março.
De acordo com o relatório, a idosa apresentava comorbidades, como doença cardiovascular crônica e diabetes, fatores que podem agravar o quadro da doença. Além dela, outros três óbitos pela gripe foram registrados recentemente em Mato Grosso do Sul, sendo dois em Campo Grande e um em Corumbá. Todas as vítimas tinham entre 50 e 70 anos e também possuíam comorbidades.
Números da gripe no Estado
Com esses novos casos, o número de mortes por Influenza em 2025 no Estado subiu para sete. Entre os óbitos, três foram causados pelo vírus H1N1, dois pelo H3N2 e um por Influenza B, além de uma morte por Influenza A não subtipada.
Segundo o boletim, Mato Grosso do Sul já registrou 1.127 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano, sendo que 45 foram confirmados como Influenza – 37 do tipo A e oito do tipo B.
Vacinação contra a gripe
A SES reforça que a vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenção, protegendo especialmente pessoas com fatores de risco e ajudando a reduzir a circulação viral na população.
Em Dourados, a campanha de vacinação contra a Influenza começa na próxima terça-feira, dia 1º de abril, nas unidades básicas de saúde do município. A imunização é essencial para evitar complicações graves e óbitos decorrentes da doença.
Comentários