Nos tempos modernos do futebol, as copas nacionais são a melhor, e muitas vezes única, chance de equipes menores ganharem destaque. Na Alemanha, o Arminia Bielefeld derrubou mais um tradicional e está na decisão.
Pelas semifinais da DFB Pokal, o Arminia bateu simplesmente o atual campeão, Bayer Leverkusen, por 2 a 1. Essa é apenas a segunda vez no século XXI que uma equipe da terceira divisão, consegue atingir a decisão da Copa da Alemanha. Em 2000/01, o Union Berlin integrava a Regionaliga (na época o terceiro escalão do país) e também atingiu a final.
Naquela oportunidade, o Union encarou o Schalke e não fez frente ao então poderoso rival. Os Azuis Reais contaram com dois gols de Jorg Bohme, ex-atleta da seleção alemã, para ficar com o troféu.
De volta ao Arminia, dá para dizer que a campanha em 2024/25 é simplesmente inacreditável. A trajetória começou com triunfo sobre o Hannover, da segundona, na primeira eliminatória. A seguir, novamente com boa margem, a equipe despachou o Union Berlin.
Chegar na fase de oitavas de final já era um sucesso, mas o time da cidade de Bielefeld não parou por aí. O embate contra o Freiburg, atual sétimo colocado da Bundesliga, foi emocionante, com direito a defesa de pênalti do goleiro Jonas Kersken logo aos 18 de jogo. Com dois gols em sequência, o Arminia abriu frente e bateu o Freiburg por 3 a 1.
Nas quartas, foi a vez de outro grande time alemão ficar pelo caminho. O Werder Bremen, seis vezes campeão da Copa da Alemanha, viu o Arminia abrir dois gols de vantagem na primeira etapa, diminuiu, mas também sucumbiu.
O grande destaque do Arminia Bielefeld na grande campanha de copa é uma promessa de apenas 20 anos. O meio-campista Marius Wörl é o atleta com mais participações para gols na Copa da Alemanha, com seis no total – três bolas na rede e três assistências.
Como dito no início desse artigo, as equipes menores têm cada vez menos espaço para brilhar, independente do país. A Alemanha também exibe essa lógica, ainda que, surpreendentemente, uma equipe de fora da elite também atingiu a final em 2023/24.
Na edição passada, a surpresa da vez veio da segundona. O Kaiserslautern, campeão alemão pela última vez nos anos 1990, e que estava desde então no ostracismo.
É preciso recuar 13 anos para encontrar outro time da segunda divisão na final da Copa, caso do Duisburg. Já em 2003/04, foi a vez do Alemannia Aachen ser finalista. Nenhum desses times, porém, se sagrou campeão.
Uma história das mais curiosas do futebol alemão aconteceu na temporada 1992/93. O Hertha Berlin levou duas equipes para aquela edição. A principal caiu nas oitavas, diante do Bayer Leverkusen.
Já a equipe B, que atuava na terceira divisão, surpreendeu e foi finalista. No jogo decisivo, a equipe foi superada pelo… mesmo Leverkusen! Coisas que o só o futebol, de uma era cada vez mais distante, era capaz de proporcionar.
Fonte: Ogol
Comentários