Na noite desta quinta-feira, em visita ao Deportivo Táchira, o Flamengo, já em sua estreia na Libertadores, vai entrar em campo para defender um feito: o de nunca ter perdido (e sequer empatado) como visitante na Venezuela em toda a história.
Em jogos oficiais, foram cinco confrontos, todos válidos pela Copa Libertadores, e os resultados foram sempre os mesmos: vitória do Mengão. A última delas foi em 2010 (foto), quando o Fla derrotou o Caracas por 3 a 1.
Adversário desta noite, o Deportivo Táchira também foi vítima dos brasileiros em sua própria casa. Na Liberta de 1991, em jogo válido pelas oitavas de final, o Flamengo aprontou em San Cristóbal e venceu por 3 a 2, emplacando uma classificação para fase seguinte.
Além dos duelos oficiais, o Rubro-Negro ainda soma mais dois jogos amistosos na Venezuela, ambos na década de 50 numa excursão pela América do Sul, com duas vitórias.
Universidad de Los Andes 0x3 Flamengo (Libertadores 1984)
Deportivo Táchira 2×3 Flamengo (Libertadores 1991)
Minervén 0x1 Flamengo (Libertadores 1993)
Maracaibo 1×2 Flamengo (Libertadores 2007)
Caracas 1 x 3 Flamengo – Caracas – Libertadores (2010)
Para manter à risca esta escrita, o Flamengo terá problemas pela frente. Com uma lista extensa de desfalques, o técnico Filipe Luís vai precisar quebrar a cabeça para definir o 11 inicial para encarar o Deportivo Táchira.
Sem poder contar com Gerson, Arrascaeta e Danilo, que ainda se recuperam de lesão, o Rubro-Negro ainda precisou encarar mais dois cortes de última hora.
O lateral direito Wesley e o atacante Gonzalo Plata apresentaram um alto nível de desgaste físico (ainda reflexo da última Data Fifa) e sequer viajaram para a Venezuela.
No clube venezuelano, entretanto, o clima é de muito respeito à grandeza do rival brasileiro. “O Flamengo é um time europeu que joga na América do Sul”, declarou Edgar Pérez Greco, técnico do Táchira.
Dando o pontapé inicial no grupo C da Libertadores, Deportivo Táchira e Flamengo se enfrentam no Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, às 21h30 (horário de Brasília).
Fonte: Ogol
Comentários