Terça-feira, Abril 29, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESMS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja, volume 11,4% superior...

MS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja, volume 11,4% superior ao da safra passada

spot_img

Volume esperado é 11,4% superior ao do ciclo anterior, segundo Siga-MS

Mato Grosso do Sul caminha para fechar a colheita da safra de soja 2024/2025 com uma produção estimada de 14,6 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 11,4% em relação à safra anterior. Os dados são do Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), ferramenta da Semadesc em parceria com a Aprosoja-MS e o Sistema Famasul.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que a área cultivada com soja atingiu 4,5 milhões de hectares, um aumento de 6,8% em comparação ao ciclo anterior. “O que mais chama a atenção é a produtividade revisada para 54,4 sacas por hectare, superando as 51,7 sacas inicialmente previstas, mesmo com os desafios climáticos”, explicou.

Com base na amostragem de 10,7% da área total, a produção estimada supera em 5% a previsão inicial de 13,9 milhões de toneladas.

Milho segunda safra

A estimativa para o milho safrinha aponta para 2,1 milhões de hectares cultivados, com uma produtividade média de 80,8 sacas por hectare. Se confirmada, a produção deve alcançar 10,2 milhões de toneladas, um crescimento de 20,6% em relação ao ciclo anterior.

Impacto climático e andamento da colheita

O levantamento também revelou que cerca de 2,2 milhões de hectares (51% da área total) foram afetados por estresse hídrico, principalmente em lavouras implantadas entre setembro e outubro. A escassez de chuvas entre dezembro e janeiro impactou a fase crucial de enchimento de grãos.

Até 28 de março, 93% da área acompanhada já havia sido colhida, sendo que a região sul estava mais adiantada, com 94,8%, seguida pela região centro (92%) e norte (87,5%). O total colhido já chegava a 4,1 milhões de hectares.

Os dados finais ainda podem sofrer ajustes conforme a amostragem avança, mas a tendência é de uma safra positiva para Mato Grosso do Sul.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img