Em Pernambuco, filho do presidente perdeu pênalti do título
Anuncie Aqui
O Fora do Eixo desta semana pode até mesmo ser confundido com outra coluna de oGol, o ‘Loucuras da Bola’. A situação inusitada aconteceu no último domingo, 4, no derradeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano entre Sport e Retrô, quando o Leão foi campeão após o atacante Diego Guerra falhar na última penalidade. A curiosidade? O jogador é filho de Laércio Guerra, presidente do clube.
A disputa pelo título pernambucano foi animada. Na ida, o Sport venceu fora de casa por 3 a 2 em um jogo caótico. Na volta, o Retrô mostrou sua força e conseguiu a vitória contra o time de Série A por 2 a 1, na Ilha do Retiro. A definição foi para os pênaltis. O goleiro Caíque França foi herói e sagrou o título ao defender a cobrança de Diego Guerra.
???????????????????????? ????????? pic.twitter.com/Ld9NlZehiK
Essa foi a terceira vez que o Retrô, time criado em 2015 e com um forte posicionamento no cenário estadual, ficou com o vice-campeonato do Estadual. Em 2022, o algoz foi o Náutico, já em 2023, o Sport também venceu.
Já Diego Guerra tem 18 anos e é meio-campista. Ele está na base do Retrô desde 2021 e estreou no profissional em 2023. No ano passado foram 19 jogos e neste ano outros 9. Ainda não marcou gol na carreira.
O filho do presidente foi titular em 6 das 9 partidas que disputou na temporada, mas foi pouco utilizado na final diante do Sport, entrando apenas na reta final do segundo jogo.
Mas o futuro de Diego Guerra, pelo menos recente, será longe do Retrô. Dias depois de perder o pênalti derradeiro, ele viajou para Lisboa e irá participar de um período de testes no time sub-20 do Sporting, atual campeão português. O convite havia sido feito no dia 10 de janeiro, e o jogador ficará por 15 dias sendo observado no Academia Cristiano Ronaldo.
“O pessoal do Sporting acompanhou ele na final da Série D do ano passado e na Copa Atlântico, aqui no CT do clube e em janeiro fez o convite. Nós viajamos hoje à noite e eu vou acompanhar ele. Além disso vou visitar outros clubes portugueses, e também vou em Madri porque estamos em uma fase onde vários grupos de investimentos querem conversar com o Retrô e tenho várias reuniões agendadas”,afirmou o diretor do Retrô, Gustavo Jordão.
Na mesma entrevista, o diretor do Retrô ainda afirmou que Diego Guerra está entre os cinco jogadores com melhor aproveitamento em cobranças de pênaltis durante os treinos do clube, com 82% de índice de acertou. Gustavo Jordão também negou qualquer influência do presidente Laércio Guerra na decisão dos batedores.
Apesar da história nada comum, o Retrô dá boas mostras de profissionalismo e tem um crescimento expressivo no futebol brasileiro em apenas 10 anos de criado. Em Pernambuco já se colocou como um clube de primeira prateleira (muito por conta das crises de Náutico e Santa Cruz), e no Brasil, foi o campeão da Série D em 2024.
O orçamento cresceu e o Retrô irá disputar a Série C pela primeira vez na história. Para isso buscou jogadores com passagens por clubes tradicionais do Brasil, como o zagueiro Walce (ex-São Paulo), o lateral Luiz Henrique (ex-Bahia), os meias Fabinho (ex-Sport), Jonas (ex-Flamengo e Bahia) e Richard Franco (ex-Ceará). O craque do time é o interminável Fernandinho, campeão da Libertadores com o Grêmio em 2017.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários