UEMS recebe calouros com programação especial do PROINCA a partir desta segunda-feira
Amanhã, 7 de abril, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, dá início ao PROINCA 2025 – Programa de Inclusão do Calouro/a –, marcando oficialmente o começo do ano letivo com uma programação especial voltada aos novos estudantes. O evento busca acolher, integrar e oferecer informações fundamentais para a jornada acadêmica de calouros e calouras.
A edição deste ano também celebra os 30 anos da UEMS, promovendo um ambiente de troca, cultura, aprendizado e conexão entre os diversos públicos que compõem a comunidade universitária.
A programação começa às 8h30, no Anfiteatro Central, com a exibição do vídeo institucional em comemoração às três décadas da Universidade. Em seguida, acontece a abertura oficial do evento, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A manhã segue com a palestra de Fernanda Cano de Andrade Marques, consultora e analista da ONG ECOA – Ecologia e Ação.
Ainda pela manhã, às 10h30, será aberta a Feira Criativa, que contará com apresentação cultural do Grupo Regional Band. A feira reúne expositores de artesanato, gastronomia, moda, decoração, grafite e outras expressões artísticas, valorizando a produção local e promovendo momentos de lazer e integração.
Durante a tarde, a partir das 13h30, acontecem diversas oficinas temáticas com vagas limitadas e emissão de certificados. Algumas já estão com inscrições esgotadas, mas ainda há opções disponíveis:
Ciência conectada: pesquisa, postagens e sociedade – Giovanna Machado e Thiago Aguayo (Projeto Guavira) – Últimas vagas disponíveis
Aldeando o Espaço Público – Fernando da Silva Souza (Subsecretário dos Povos Originários) – Vagas disponíveis
Direitos Humanos: para mim, para você, para nós – Cíntia Diallo e Nubea Xavier (PROAFE/UEMS) – Últimas vagas disponíveis
As demais oficinas já estão com lotação completa, como:
Autocuidado e Saúde Mental, Mente plena, vida acadêmica leve, Conversando sobre o Japão e Grafite – Pintando às margens.
Encerrando o dia, às 19h30, no Anfiteatro do Bloco A, será exibido o documentário “Pantanal: Paraíso Restaurável”, dirigido por Sandro Kakabadze. Após a sessão, haverá um debate sobre a obra e suas implicações ambientais e sociais.
Todos os participantes receberão certificados por atividade, mediante assinatura de frequência.
Fonte: Dourados News
Comentários