Idoso é preso após ameaçar juíza que condenou Marine Le Pen

Marine Le Pen

Um homem de 76 anos foi preso na região norte de Paris, após fazer uma ameaça de morte contra a juíza Bénédicte de Perthuis. Em sua conta no X, o idoso publicou uma fotografia de uma guilhotina acompanhada da mensagem: “O que essa vagabunda merece”. Segundo o jornal Le Parisien, a detenção ocorreu em La Garenne-Colombes. Ele foi levado sob custódia para prestar esclarecimentos sobre suas ações.

A juíza Bénédicte de Perthuis condenou Marine Le Pen a uma inelegibilidade de cinco anos, além de uma pena de quatro anos de prisão e uma multa de 100 mil euros, devido ao desvio de verbas públicas da União Europeia. Essa decisão judicial frustrou os planos de Le Pen de se candidatar à Presidência em 2027, levando-a a adotar um discurso mais radical.

Após a condenação, Le Pen voltou a utilizar uma retórica antissistema e seu partido criticou a decisão da justiça, classificando-a como uma “caça às bruxas”. Essa postura reflete uma tentativa de mobilizar seus apoiadores, que se sentem injustiçados pela ação judicial. A estratégia parece visar a manutenção de sua base eleitoral em tempos de crise política. Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, também se manifestou sobre o caso, questionando a imparcialidade do sistema judiciário.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Nátaly Tenório

Fonte: Jovem Pan News

Comentários