Contra um rival tradicional, campeão da América, em um estádio histórico. O triunfo do Bahia sobre o Nacional, na noite desta quarta-feira, foi o primeiro da história do Esquadrão fora do Brasil na Libertadores.
Vale lembrar que o Tricolor é o primeiro representante brasileiro na história do torneio. Em 1960, na primeira edição da Copa Libertadores, o Bahia enfrentou o San Lorenzo, e acabou eliminado por uma derrota por 3 a 0 na Argentina. A vitória em Salvador por 3 a 2 não bastou…
Vice-campeão da Taça Brasil de 1963, superado pelo Santos, de Pelé, o Bahia voltou para a Libertadores em 1964 e fez, mais uma vez, só um jogo fora de casa: ficou no empate sem gols contra o Deportivo Itália, da Venezuela. Acabou eliminado com derrota em casa, por 2 a 1…
O Bahia venceu o primeiro jogo fora de casa na Liberta em 1989. Campeão brasileiro em 1988, em um dos últimos jogos do ídolo Bobô, o Bahia venceu o Internacional, em Porto Alegre, por 2 a 1, gols de Zé Carlos e Gil Baiano.
Naquela edição da Libertadores, já com fase de grupos, o Tricolor empatou fora do Brasil contra Atlético Táchira, Marítimo e Universitario do Peru. A eliminação foi nas quartas, justamente diante do Colorado…
Para chegar nos grupos da atual Libertadores, o Bahia passou por Boston River e The Strongest, também com empates em Uruguai e Bolívia.
Como curiosidade: a derrota para o San Lorenzo, no primeiro jogo de Libertadores tricolor, foi a única do Esquadrão fora do Brasil pelo torneio em toda a história. No total, foram oito jogos fora do Brasil, com seis empates, uma derrota e uma vitória.
Se ampliarmos o retrospecto para outras competições internacionais, o Bahia já havia vencido fora do Brasil. Na Sul-Americana, venceu o Nacional, do Paraguai, em 2020, e o Guabirá, da Bolívia, em 2021.
Fonte: Ogol




Comentários