65 anos depois… Bahia conquista primeiro triunfo na Libertadores fora do Brasil

65 anos depois... Bahia conquista primeiro triunfo na Libertadores fora do Brasil

Contra um rival tradicional, campeão da América, em um estádio histórico. O triunfo do Bahia sobre o Nacional, na noite desta quarta-feira, foi o primeiro da história do Esquadrão fora do Brasil na Libertadores

Vale lembrar que o Tricolor é o primeiro representante brasileiro na história do torneio. Em 1960, na primeira edição da Copa Libertadores, o Bahia enfrentou o San Lorenzo, e acabou eliminado por uma derrota por 3 a 0 na Argentina. A vitória em Salvador por 3 a 2 não bastou… 

Vice-campeão da Taça Brasil de 1963, superado pelo Santos, de Pelé, o Bahia voltou para a Libertadores em 1964 e fez, mais uma vez, só um jogo fora de casa: ficou no empate sem gols contra o Deportivo Itália, da Venezuela. Acabou eliminado com derrota em casa, por 2 a 1… 

O Bahia venceu o primeiro jogo fora de casa na Liberta em 1989. Campeão brasileiro em 1988, em um dos últimos jogos do ídolo Bobô, o Bahia venceu o Internacional, em Porto Alegre, por 2 a 1, gols de Zé Carlos e Gil Baiano. 

Naquela edição da Libertadores, já com fase de grupos, o Tricolor empatou fora do Brasil contra Atlético Táchira, Marítimo e Universitario do Peru. A eliminação foi nas quartas, justamente diante do Colorado… 

Para chegar nos grupos da atual Libertadores, o Bahia passou por Boston River e The Strongest, também com empates em Uruguai e Bolívia. 

Como curiosidade: a derrota para o San Lorenzo, no primeiro jogo de Libertadores tricolor, foi a única do Esquadrão fora do Brasil pelo torneio em toda a história. No total, foram oito jogos fora do Brasil, com seis empates, uma derrota e uma vitória. 

Se ampliarmos o retrospecto para outras competições internacionais, o Bahia já havia vencido fora do Brasil. Na Sul-Americana, venceu o Nacional, do Paraguai, em 2020, e o Guabirá, da Bolívia, em 2021. 

Fonte: Ogol

Comentários