Comitê é formado em Dourados para conter ‘cracolândias’ e insegurança nas ruas

Comitê é formado em Dourados para conter ‘cracolândias’ e insegurança nas ruas

Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (10), o prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), respondeu vários questionamentos relacionados aos 100 primeiros dias de gestão, uma das pautas foi o crescente número de pessoas em situação de rua e usuários de drogas e como o município.

Na coletiva, foi anunciada a criação de um comitê intersetorial com o objetivo de enfrentar o avanço do uso de drogas em espaços públicos e o crescimento da população em situação de rua no município. 

A iniciativa, que envolve secretarias como Assistência Social e órgãos de segurança, busca conter a formação de chamadas “cracolândias”, especialmente em locais como a Praça Paraguaia, onde moradores e comerciantes têm denunciado a insegurança e o aumento da criminalidade.

Marçal destacou que a região do Jardim Itália, onde fica a praça, sofre com a presença constante de pontos de tráfico.

“Em relação às ‘bocas de fumo’, ali na Praça Paraguaia, que eu conheço bem, minha sogra mora ali pertinho, é um problema muito sério, muito grave, que demanda uma ação da Polícia Militar e do Poder Judiciário também. Vai lá, fecha a boca de fumo, prende. Daqui a pouco tem outra pessoa ou a boca foi reaberta”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo ainda relatou que recebeu um grupo de artesãs que atuam na praça e relataram episódios de violência, inclusive agressões.

“Fizemos uma reunião com elas justamente pela falta de segurança. Uma delas já foi agredida. Então é um problema muito sério, que envolve sem dúvida os órgãos de segurança pública e assistência social”, completou.

O comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos, também se manifestou sobre a situação, destacando que a corporação tem atuado de forma contínua para garantir a segurança em praças e parques da cidade.

“Temos um planejamento desde janeiro, atendendo um pedido do prefeito. Unidades de saúde também são prioridade nossa, para que as pessoas possam chegar com tranquilidade. Com relação especificamente à Praça Paraguaia, temos um plano de ocupação do espaço. Quando a Guarda está presente, as pessoas que não estão ali para usufruir acabam se afastando”, explicou Jamil.

Segundo ele, somente na Praça Paraguaia já foram realizadas mais de 650 rondas desde o início do ano.

“Estivemos com os moradores recentemente, ouvimos sugestões e estamos buscando esse elo com a comunidade. A Guarda está à disposição para que as pessoas possam ter tranquilidade no espaço público”, garantiu o comandante. 

Desafios da Assistência Social

A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, destacou que o número de pessoas em situação de rua tem crescido de forma expressiva em Dourados e que muitos dos indivíduos atendidos apresentam resistência ao acolhimento e às alternativas oferecidas.

“O que nós estamos percebendo é um número exagerado de pessoas chegando ao nosso município. Já estamos trabalhando em um comitê intersetorial, porque isso vai além da política de assistência social. É, como o prefeito disse, uma questão de segurança pública também”, afirmou Shirley.

“Por isso, formamos esse comitê, para que possamos enfrentar isso de maneira coletiva. É um trabalho que envolve várias secretarias, a Guarda Municipal, e exige medidas coordenadas”, afirmou.

A secretária explicou que a prefeitura conta com o Centro POP (Centro Especializado para População em Situação de Rua), um serviço especializado que oferece alimentação, banho, lavagem de roupas e atendimento psicossocial.

No entanto, segundo ela, muitos usuários recusam o encaminhamento para outras estruturas de apoio, como a Casa da Acolhida ou o acesso a oportunidades de trabalho.

“Elas não gostam de regras. Infelizmente, muitas estão envolvidas com o uso de drogas e resistem ao máximo a qualquer proposta de mudança. Alguns casos conseguimos atender com sucesso, mas a maioria não aceita. Com o comitê intersetorial, esperamos minimizar esse impacto negativo”, concluiu.
 

Fonte: Dourados News

Comentários