Palmeiras e Corinthians se reencontram pela quarta vez em 66 dias

Palmeiras e Corinthians se reencontram pela quarta vez em 66 dias

“A senhora não sabe o que é um Palmeiras e Corinthians“. A frase dita por Lima Duarte no filme Boleiros – Era Uma Vez o Futebol, de 1998, sempre é relembrada nas vésperas de uma nova edição do Dérbi, um dos clássicos mais importantes do futebol brasileiro. Mas ela parece desatualizada em 2025. 

Hoje (12), há “rodada dupla” do clássico: às 11h00 (de Brasília), as equipes femininas se enfrentam na Fazendinha, e depois, às 18h30, Palmeiras e Corinthians duelam na Arena Barueri, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Nos últimos 66 dias, desde 6 de fevereiro, já foram três encontros entre os grandes rivais.

Quatro enfrentamentos em 66 dias é a maior incidência do duelo desde o insano ano de 2000, quando os rivais se enfrentaram sete vezes, tendo quatro jogos no intervalo de 31 dias (dois pelo Paulistão e dois pela Libertadores).

Um novo encontro já está marcado para o returno do Brasileirão, ao menos igualando o que aconteceu em 2021, quando foram cinco Dérbis, sendo que um ainda se referia à temporada de 2020, paralisada pela Covid-19 (não fosse isso, a temporada 2020 seria a última com tantos clássicos). Mas o calendário ainda permite sonhar com até mais quatro confrontos: dois pela Copa do Brasil, e um improvável encontro na Copa Sul-Americana (o Palmeiras teria que terminar em terceiro na sua chave da Libertadores). 

São extremamente raras as ocasiões onde um clássico entre Palmeiras e Corinthians termina sem consequências reais para alguém. Neste ano o placar aponta uma vantagem corinthiana, que venceu um clássico e empatou os outros dois, mas saiu com a taça do Paulistão em cima do rival.

O empate no primeiro jogo, no Allianz Parque, tinha Ramon Díaz, técnico alvinegro, questionado pela derrota no clássico contra o São Paulo. Uma derrota possivelmente esquentaria os bastidores, então a igualdade em 1 a 1 não foi de todo ruim. 

Já as finais do Paulistão poderiam ter mudado completamente as coisas no Timão. O primeiro jogo aconteceu quatro dias depois da eliminação diante do Barcelona-EQU na fase preliminar da Libertadores. A vitória por 1 a 0 arrefeceu o clima e fez o lado alviverde começar a esquentar, com pichações nas bilheterias do Allianz Parque.

Enquanto o título com o empate no segundo jogo trouxe uma sensação de paz para os lados de Itaquera, não é certo dizer que o lado alviverde entrou em crise, mas estremeceu o relacionamento da torcida com o time. 

Fonte: Ogol

Comentários