Tradição x ascensão: Série C começa com promessa de emoção

Tradição x ascensão: Série C começa com promessa de emoção

A Série C do Campeonato Brasileiro começa neste sábado, 12, e a promessa é de emoções nos próximos meses em buscas das vagas na segunda divisão. Neste ano, a competição conta com clubes tradicionais do futebol brasileiro, um campeão nacional e também outros postulantes que chegam em momento de alta em suas histórias. 

Um dos destaques na competição vai para a participação do Guarani, que retorna para a Série C depois de 9 anos e em crise depois de passar toda a Série B de 2024 na zona de rebaixamento. O Bugre é o campeão brasileiro que mais disputou a terceira divisão (2007, 2008, 2013, 2014, 2015 e 2016). 

Além do Guarani, Bahia e Fluminense são os outros campeões da elite brasileira que já disputaram a Série C. O Tricolor Baiano foi rebaixado em 2005 e esteve na terceira divisão em 2006 e 2007. Já o Tricolor Carioca foi rebaixado para a Série C em 1998 e subiu no ano seguinte direto para a Série A em uma reviravolta polêmica. 

A presença do Guarani na Série C também representa a primeira vez que o Derby Campineiro com a Ponte Preta será disputado nesta divisão. O duelo entre os grandes rivais está marcado para a 15ª rodada, inicialmente no dia 2 de agosto. 

Além do Guarani e da Ponte Preta. outros clubes também contma com grande tradição no futebol brasileiro e buscam uma retomada aos dias de glória. Esses são os casos de Náutico, Figueirense e CSA, que disputaram a primeira divisão no século XXI. 

O Náutico disputou a elite do futebol brasileiro 28 vezes, sendo 6 neste século. Na última participação disputou as edições de 2012 e 2013, na última sendo rebaixado com apenas 20 pontos e no último lugar. Desde então o Timbu oscilou entre boas campanhas na Série B e outras quedas para terceira divisão. O momento não é bom. 

Outro clubes com tradição na Elite, mas em queda livre nos últimos anos é o Figueirense. O clube de Santa Catarina teve uma subida expressiva nos anos 2000 e disputou Série A de maneira recorrente, incluindo com o 7º lugar em 2006. A última participação aconteceu em 2016, e desde então não encontrou os bons dias, com problemas de gestão e queda de receitas. 

Já o CSA foi presença constante na Elite durante as décadas de 1970 e 1980, mas caiu no limpo das divisões inferiores. Em 2019, o Azulão conseguiu disputar a Série A em pontos corridos pela primeira vez, até competiu, mas caiu como 18º colocado. Está na Série C desde 2023. 

Se a Série C conta com clubes tradicionais buscando retornar aos bons momentos, tem aqueles equipes que buscar brilhar ao sol pela primeira vez. O Ypiranga tentou o acesso para a Série B pela primeira vez depois de se tornar figura presente na terceira divisão, que disputa de maneira ininterrupta desde 2016. No ano passado teve sua melhor campanha, com o sexto lugar geral. No âmbito estadual foi finalista em 2022, mas acabou vice-campeão. 

Outro time da lista de postulantes que podem surpreender é o Maringá. No Paraná, a equipe já se estabeleceu entre os principais times e esteve em três das últimas quatro finais (sendo que estreou em 2014). A equipe paranaense disputou a Série D seis vezes e neste ano está pela primeira vez na Série C. 

O São Bernardo pode ser mais um clube paulista a chegar na segunda divisão. Desde 2016, o Cachorrão foi às quartas de final do Campeonato Paulista quatro vezes e disputa a Série C pela terceira vez consecutiva. No ano passado, a equipe foi até a disputa de promoção, mas não conseguiu o acesso por poucos pontos.

Fundado em 2016, o Retrô tem alcançado grandes voos de maneira frequente e meteórica. Das seis vezes que disputou o Campeonato Pernambucano, chegou na final três vezes e ficou como vice-campeão. Neste ano, perdeu para o Sport somente nos pênaltis. Na Série D foi campeão no ano passado e vai disputar a terceira divisão pela primeira vez em 2025. 

A Série C conta com 20 clubes no formato de pontos corridos se enfrentando em único turno. Os oito primeiros avançam para a segunda fase, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Série D. 

Os oito times classificados são divididos em dois grupos de quatro, em que as equipes se enfrentam em turno e returno. Os dois melhores classificados de cada grupos são os que conseguem acesso a Série B. 

Desses quatro, as equipes se enfrentam em semifinal e final no formato de ida e volta até a definição do campeão. 

Fonte: Ogol

Comentários