Olimpíada regional das APAE’s começa em Dourados com participação de quase 200 atletas
A 12ª edição das Olimpíadas Especiais das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), Edição Regional da 4ª Região, teve início nesta segunda-feira (15), em Dourados, reunindo 178 atletas de 11 municípios do Mato Grosso do Sul.
A competição acontece a cada três anos e faz parte do calendário nacional das APAEs desde 1973. Estão presentes na edição de 2025 as delegações de Antônio João, Bela Vista, Caarapó, Guia Lopes da Laguna, Deodápolis, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Ponta Porã, Rio Brilhante e Dourados, cidade anfitriã. Nesta edição, o evento conta com apoio da Itaipu Binacional.
A tocha olímpica foi acesa às 9h50 pelo atleta Elian Fernandes Romeiro, indígena da Aldeia Bororo de Dourados, que já representou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em competições nacionais. Em entrevista ao Dourados News o presidente da Federação Estadual das APAEs-MS, Antônio José dos Santos Neto, destacou o trabalho envolvido na organização do evento e a importância da participação comunitária.
“É um evento bem trabalhoso. A APAE Dourados é a nossa anfitriã. A gente está congregando aqui neste evento 11 cidades. Vamos ter aí mais de 170 atletas junto com as delegações, e o pessoal que acompanha deve passar de 200 pessoas nesses dois dias. O esporte é universal. Com isso você consegue fazer a inclusão. A Federação das APAEs faz essas Olimpíadas a cada três anos, que é uma maneira de integrar as cidades regionais e incluir os nossos alunos. Mostrar que eles conseguem superar barreiras, mostrar suas habilidades e crescer com o esporte”, disse.
Ainda segundo Antônio, cerca de 60 profissionais estão envolvidos no evento.
Ele também reforçou o papel da comunidade: “É muito importante estar integrado e conhecer o que nós fazemos e o que nós somos. A gente não vive sem essa parceria. A comunidade tem que estar presente conosco para que a gente consiga trazer um trabalho bem feito diante dessa população que precisa de muito apoio.”
A diretora pedagógica da APAE de Dourados, Simone Isabel Saees Quiles, reforçou o esforço da organização para realizar a edição regional.
“As Olimpíadas Especiais já acontecem desde 1973. A cada três anos são realizadas em edições regional, estadual e nacional. O Mato Grosso do Sul é dividido em seis regiões. Nós somos a quarta e, de 14 municípios, 11 estão aqui com 178 atletas. A organização sem parceria a gente não teria conseguido”, afirmou.
Simone também comentou sobre as modalidades. “Nesta edição teremos apenas futsal, natação e atletismo. Hoje as competições de futsal e natação são na Unigran. Amanhã, o atletismo será na pista oficial do quartel de Dourados. Hoje à noite teremos um baile do Havaí para confraternização”, completou.
A professora Rosi Ximenes, da APAE de Caarapó, contou sobre o preparo da equipe. “Foi muito legal trabalhar com eles. Eles se dedicam muito aos treinos, estão muito felizes de estar aqui. A gente percebe pela alegria com que vieram no ônibus. Estamos na expectativa desse evento há mais de 3 anos. A gente trabalhou um pouquinho a parte emocional deles, isso conta muito. Focamos na alegria, na participação. A vitória é consequência. O apoio da família está sendo muito importante, temos alguns familiares que vieram assistir. Isso dá um diferencial no atendimento e treinamento”, relatou.
Por fim, Jusinei Medeiros, representante da APAE de Ponta Porã, explicou a mobilização para a participação. “É um trabalho de formiguinha, mas conseguimos com muitas parcerias. A prefeitura cedeu o um espaço, o quartel também cedeu a pista de atletismo para treinos. Queríamos que todos viessem, mas muitos não estavam aptos com laudo médico. Essa foi a nossa maior tristeza, ter deixado atletas de fora”, declarou.
“Realizar um evento como esse, que estamos vivenciando hoje, é acreditar na quebra de barreiras e na superação de cada um de vocês. Quero agradecer imensamente a toda a nossa equipe de colaboradores, que nos deu o suporte necessário para tornar possível esse momento tão especial aqui em Dourados. Temos uma equipe maravilhosa que está nos dando apoio, subsídios, e outra que já está preparada para recebê-los com um almoço que será incrível. O nosso muito obrigado a todos vocês”, disse Elizabeth, diretora administrativa da APAE de Dourados, durante o discurso de abertura.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os autodefensores da APAE de Dourados Aline Mendes Leite e Vitor Ferreira Barreto, o presidente da Federação Estadual das APAEs-MS, Antônio José dos Santos Neto, o presidente da APAE de Dourados, Marcelo Vardasca de Sousa, o representante da Federação Nacional das APAEs, Ottão Pereira de Almeida, e a diretora administrativa da APAE de Dourados, Elizabeth de Fátima Wirgues de Sousa. Também participaram do evento o coordenador estadual de Desporto e Lazer da FEAPAES-MS, professor Rafael Arnaldo Júnior, a prefeita de Caarapó, Maria Lurdes Portugal, a presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra Brambilla, vereador Sérgio Nogueira, e o inspetor Cabral.
As competições continuam até amanhã (16), com o encerramento oficial previsto para o fim da tarde. Os primeiros colocados se classificam para a fase estadual, que acontecerá em Chapadão do Sul, e os melhores desta etapa seguirão para a etapa nacional em Brasília, no final do ano.
Fonte: Dourados News
Comentários