Dourados sediará 3ª edição do Festival Surdolímpico com oficinas
Com o objetivo de divulgar e valorizar as modalidades surdolímpicas, a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) promoverá, no dia 17 de maio, a 3ª edição do Festival Surdolímpico, desta vez no município de Dourados. O evento é gratuito e aberto ao público e acontecerá no Ceper do Primeiro Plano das 13 às 17 horas. Para se inscrever basta acessar o link (clique aqui).
Pela primeira vez realizado fora da capital, o Festival Surdolímpico busca ampliar o alcance do esporte voltado à comunidade surda e contará com a participação de representantes de municípios vizinhos, como Naviraí, Rio Brilhante e Laguna Carapã.
Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de vivenciar oficinas de futsal e vôlei de praia, conduzidas por profissionais surdos ou ouvintes bilíngues, com fluência na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As atividades acontecerão em sistema de rodízio, permitindo que todos experimentem as duas modalidades.
As oficinas serão ministradas pelo professor Maurisclei Nascimento Moreira, na modalidade futsal, e pela professora Franceline Bruschi Leal na modalidade do Vôlei de praia. Após as oficinas, haverá um momento de integração com jogos recreativos entre os participantes, possibilitando a aplicação dos conhecimentos adquiridos de forma lúdica e colaborativa.
Além das atividades esportivas, o evento contará com um espaço dedicado à avaliação e orientação nutricional em Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade e o bem-estar da comunidade surda.
A idealizadora do festival, professora de Educação Física Clélia Souza, destaca a importância do evento como um espaço de valorização dos surdos:
“O diferencial do Festival Surdolímpico é que tudo é feito em Libras, para valorizar a identidade da comunidade surda, sua língua, sua cultura. O evento é voltado para os surdos, respeitando suas particularidades”, afirma.
O Festival Surdolímpico é pioneiro no Brasil, ele proporciona uma tarde de vivências esportivas acessíveis e inclusivas, voltadas especialmente às pessoas surdas, seus familiares, amigos e todos os interessados em conhecer mais sobre o esporte surdolímpico.
Para se inscrever basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/1JWqlHhfbX4ic3QquwdaTfKDHJjndQkcfWK0iulLN_zY
Fonte: Dourados News




Comentários