Intenção de compra cresce em Dourados, mas gasto médio recua, aponta pesquisa

Intenção de compra cresce em Dourados, mas gasto médio recua, aponta pesquisa

Apesar de um cenário de consumo mais cauteloso, o Dia das Mães de 2025 deve aquecer o comércio douradense com uma movimentação estimada de R$ 36,3 milhões, somando gastos com presentes e comemorações. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae/MS.

A pesquisa revelou que 77,15% dos consumidores de Dourados pretendem comprar presentes neste ano, um aumento significativo em relação a 2024, quando o índice foi de 63,94%. A movimentação prevista com presentes saltou de R$ 16,7 milhões no ano passado para R$ 19,3 milhões em 2025. Ainda que o gasto médio por consumidor tenha caído de R$ 222,29 para R$ 212,62, o aumento no número de pessoas comprando compensou essa redução.

Já em relação às comemorações, o cenário é inverso: menos pessoas vão celebrar com programações especiais (queda de 75,84% em 2024 para 71,16% em 2025), e o gasto médio caiu de R$ 236,39 para R$ 202,63. Com isso, a movimentação econômica esperada para esse segmento também recuou: de R$ 21,1 milhões no ano passado para R$ 17 milhões neste ano.

Em todo o Mato Grosso do Sul, a movimentação econômica para o Dia das Mães deve chegar a R$ 448,3 milhões, valor 5% menor que o registrado em 2024. Ainda assim, mais pessoas afirmaram que irão presentear (75,93% contra 71,16% no ano anterior), o que indica uma mudança no comportamento do consumidor: mais interessados em comprar, mas com maior controle sobre os gastos.

Para a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, o resultado é positivo, especialmente para o setor varejista. “Apesar do cenário mostrar consumidores mais cautelosos, é uma data que todos ainda fazem questão de celebrar. Entre comemoração e presentes, a previsão é que o gasto médio estadual gire em torno de R$ 420,78. O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio”, afirma.

Entre os itens mais procurados pelos consumidores de Mato Grosso do Sul estão sapatos (24%), bolsas e acessórios (23%), e perfumes e cosméticos (23%). A maior parte das compras deve ocorrer no centro das cidades, o que também se aplica à realidade de Dourados.

De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, o estudo revelou que a qualidade do produto é o fator mais relevante para a decisão de compra, mencionada por 77% dos entrevistados. Em seguida, as condições de pagamento aparecem como diferencial, com 74% dos consumidores optando por descontos à vista e 30% preferindo parcelar no cartão de crédito.

“O panorama oferece informações valiosas para que os empresários de Mato Grosso do Sul possam planejar suas estratégias de vendas. A valorização da qualidade, a atenção às preferências das mães e a oferta de condições de pagamento atrativas podem ser diferenciais importantes para o sucesso das vendas nesse período”, destacou Maciel.

A economista Regiane ainda reforça a importância de uma boa comunicação com o consumidor: “É essencial que os comerciantes façam uma estratégia de divulgação eficaz e diversificada, apostando em variados canais e resgatando os clientes fiéis. Assim, o consumidor toma decisões mais assertivas na hora da compra”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 8 de abril de 2025, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. Ao todo, foram ouvidas 1.982 pessoas. A margem de erro é de até 6%, com intervalo de confiança de 95%.
 

Fonte: Dourados News

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