Em Dourados, apenas 1,54% da população vive em ruas sinalizadas para ciclovias
Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, realizada no Censo Demográfico 2022 e divulgada na quinta-feira (17/4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que, em Dourados, apenas 1,54% da população vive em vias sinalizadas para passeio de bicicleta, as chamadas ciclovias.
O percentual representa 3.462 pessoas e coloca o município na oitava colocação em todo o Mato Grosso do Sul.
O líder é Ivinhema, com 6,79%, equivalente a 1.594 habitantes vivendo nesses locais [veja tabela abaixo].
Em relação ao Estado, são 26.023 moradores – 1,1% da população – em domicílios por onde passam essas ciclovias, ficando no 19º lugar no comparativo com outras unidades da federação.
No Brasil, o Censo registrou 3,3 milhões de pessoas – 1,9% da população do país – morando próximo de locais com sinalização para passeio de bicicleta, número considerado baixo pelo gerente de Pesquisas e Classificações Territoriais do IBGE, Jaison Cervi.
“De forma geral, os percentuais de moradores residindo em vias com sinalização para bicicletas foram significativamente baixos, revelando que a infraestrutura das vias no país ainda é muito direcionada para veículos automotores”, analisou.
Sem ciclovias
Outro dado da pesquisa mostra que quase metade das cidades sul-mato-grossenses sequer possuíam sinalização para o tráfego de bicicletas.
Conforme o Censo, em 32 dos 79 municípios do Estado, não foi constatado nenhum percentual de pessoas morando no entorno de vias com ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas.
Fonte: Dourados News




Comentários