Corpo do papa Francisco chega à Basílica de São Pedro para velório público

O féretro do papa Francisco chegou à basílica de São Pedro

Cerimônia na Basílica de São Pedro atrai multidão de fiéis e segue até o dia 26 de abril

Milhares de fiéis formaram longas filas nesta quarta-feira (23) para se despedirem do papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia teve início às 11h (6h em Brasília) e acontece de forma pública, conforme o desejo do pontífice, que faleceu no último domingo, aos 88 anos.

Mais cedo, às 9h, uma procissão saiu de Santa Marta, onde ele residia, conduzindo o corpo até a basílica. O Coro da Capela Sistina entoou salmos e antífonas durante o trajeto, criando um clima de reverência e emoção. O corpo foi colocado diante do altar da confissão, obra-prima de Gian Lorenzo Bernini, em um caixão simples, feito de madeira e zinco.

A celebração, conduzida pelo cardeal Kevin Farrell, respeitou o pedido do papa por uma cerimônia mais modesta. Francisco vestia uma casula vermelha, mitra branca e segurava um rosário. O Vaticano estima que o número de visitantes supere os 200 mil que compareceram ao velório do papa Bento XVI.

O velório seguirá até 26 de abril. Neste dia, ocorrerá a Missa das Exéquias, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, conforme indicado por ele em vida.

Comentários