Slot campeão de primeira e Salah brilhante: Liverpool prepara festa na Inglaterra

Slot campeão de primeira e Salah brilhante: Liverpool prepara festa na Inglaterra

O Liverpool já foi vice-campeão da Premier League com 97 e 92 pontos, nos últimos anos, mas pode confirmar o seu título nacional na temporada 2024/25 sem sequer entrar em campo nesta quarta-feira, 23, e com “apenas” 79 pontos. Na primeira temporada após a saída de Jürgen Klopp, o “pouco conhecido” Arne Slot já comandou os Reds ao topo da Inglaterra, o que não acontecia há cinco anos. 

A matemática para a conquista do título é bastante simples. O Liverpool será campeão da Premier League nesta quarta-feira se o Arsenal, segundo colocado, perder em casa para o Crystal Palace. Os Gunners somam 66 pontos, e em caso de derrota, só poderão chegar a no máximo 78 pontos, um a menos do que os Reds têm hoje. 

Mas este é o cenário menos provável, já que o Arsenal vive bom momento e sustenta uma invencibilidade de 11 partidas contando todas as competições. A última derrota foi para o West Ham, em casa, no dia 22 de fevereiro.

Mas o Liverpool está contando mesmo é com uma vitória em casa, no domingo, 27, contra o Tottenham. O último título, na temporada 2019/20 (o primeira na Era Moderna da Premier League), aconteceu em meio a pandemia da Covid-19 e sem a presença dos torcedores. 

“Para ser honesto, eu espero que o Arsenal vença o seu jogo em casa. Eu quero ser campeão da Inglaterra. Eu quero que esse sonho vire realidade. Eu vou amar levantar essa taça por este clube que eu amo tanto. Se não acontecer na quarta-feira, teremos uma oportunidade de fazer isso no domingo diante da nossa torcida, diante de Anfield todo vermelho, e vai ser especial, com certeza”, disse o zagueiro e capitão Van Djik, que recentemente renovou seu contrato. 

Arne Slot, holandês de 46 anos e com sucesso nacional no Feyenoord, foi o escolhido para comandar o Liverpool após a saída do lendário Jürgen Klopp. Em um primeiro momento, o nome causou estranheza, mas Slot não deu tempo a questionamentos e conseguiu grandes resultados desde os primeiros momentos da temporada. 

Sob o comando de Slot, o Liverpool venceu 11 dos 13 primeiros jogos, arrancando com 34 pontos de 39 disputados. A liderança estava conquistada e os Reds de lá jamais saíram. A campanha atual é de 24 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas. São 75 gols marcados, contra 31 sofridos. 

De maneira acertada, Slot não fez grandes mudanças no estilo de jogo montado por Klopp, já que nem mesmo o elenco teve grandes alterações. Gravenberch entregou sua melhor versão como primeiro homem de meio-campo e Szosboszlai apresentou melhores atuações. Gakpo e Luís Díaz foram potencializados (apesar de oscilarem), e Salah, em temporada incrível, supriu a falta de bom centroavante. 

Mas nem tudo foram flores, já que Slot não pode contar com os brilhos de Arnold e Robertson, claramente em fim de ciclo. O inglês, em final de contrato, passou a temporada com uma renovação ou saída em xeque. O escocês, aos 33 anos, já não conseguiu manter o nível apresentado anteriormente. No final da temporada, os dois frequentam o banco.

Ídolo do Liverpool, Mohamed Salah afastou qualquer imagem negativa da apenas regular temporada passada e conduziu o Liverpool a mais um título inglês. O egípcio foi dono do ataque e de longe o jogador mais influente de toda a equipe. O primeiro semestre foi tão bom que o credenciou a disputar o prêmio de melhor do mundo. Em 2025 foi menos brilhante, mas ainda decisivo.

Ao todo, Salah soma na temporada 32 gols e 23 assistências. Na Premier League são 27 gols e 18 assistências em 33 jogos (disputou todos).Ele é o artilheiro e garçom da competição. Além disso, as 45 participações diretas o fizeram se tornar o jogador com mais envolvimento em gols em uma única edição de Campeonato Inglês. 

Salah também igualou Sergio Agüero na artilharia histórica da Premier League, com 184 gols. À frente deles, estão Andy Cole (187), Wayne Rooney (208), Harry Kane (213), e o líder Alan Shearer, que marcou 260 gols.

No Liverpool desde 2017, Salah também estava em final de contrato e demorou a assinar uma renovação, anunciada somente na última semana. Com mais dois anos de contrato, o atacante tem tudo para aumentar os seus recordes. 

Apesar de um primeiro semestre avassalador, o Liverpool caiu de produção quando precisou de maior ajuda do seu elenco, com queda de rendimento dos titulares após sequência de jogos e poucas opções que mantivessem o mesmo nível no banco de reservas. 

Em 2025, as atuações no Campeonato Inglês não foram tão brilhantes, mas não faltou garra e disposição para conquistar grandes vitórias. Foi assim no último domingo, com o 1 a 0 diante do Leicester. Arnold, candidato a traidor por sua saída encaminhada ao Real Madrid, fez o gol da vitória. 

O Liverpool também não conseguir ir bem em mata-mata. Foi dominante na primeira fase da Champions League, mas acabou eliminado em Anfield, para o PSG, nas oitavas de final, nos pênaltis. Na Copa da Inglaterra, foi eliminado pelo Plymouth Argyle, da segunda  divisão, e na Copa da Liga em uma derrota justa para o Newcastle.

Mesmo com o título da Premier League, apenas o segundo na era moderna da competição, Arne Slot e a diretoria do Liverpool entendem que o elenco sofre com carências, e diferente dos últimos anos, a tendência é de uma janela de verão mais agitada. 

“Vamos deixar este time muito forte na próxima temporada”, declarou o treinador Arne Slot. 

A principal carência identificada é a falta de um centroavante. A paciência com Darwin Ñunez parece ter chegado ao fim e a saída do uruguaio que custou 85 milhões de euros parece próxima. A imprensa europeia aponta Alexander Isak, do Newcastle, como principal alvo. 

No gol, Giorgi Mamardashvili já pertence ao Liverpool e passou a temporada emprestado ao Valencia. Alisson, no entanto, ainda parece dono da posição, e Kelleher pode deixar o clube. Slot também quer um volante e as laterais devem ser reforçadas após saídas de Arnold e Robertson, donos das posições durante boa parte dos últimos anos.  

Fonte: Ogol

Comentários