Avanço nos preços no atacado e na construção puxou índice para cima; inflação do varejo teve leve desaceleração
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,24% em abril, após ter registrado uma deflação de 0,34% no mês anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com esse resultado, o índice acumula inflação de 1,23% no ano e 8,50% em 12 meses.
A principal pressão de abril veio do atacado. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa essa categoria, reverteu a deflação de 0,73% registrada em março e subiu 0,13% neste mês. Ou seja, os preços cobrados pelos produtores voltaram a subir.
Outro componente que contribuiu para a elevação do IGP-M foi o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que saltou de 0,38% em março para 0,59% em abril. A alta reflete os custos maiores nos materiais e na mão de obra do setor.
Em contrapartida, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que monitora os preços no varejo, apresentou desaceleração. A inflação da categoria caiu de 0,80% para 0,46% entre março e abril, o que ajudou a conter um avanço ainda maior do IGP-M.
No mesmo período do ano passado, o IGP-M havia registrado inflação de 0,31% em abril e acumulava deflação de 3,04% em 12 meses.




Comentários