Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Fogo Zero: campanha de combate a incêndios é lançada e destaca trabalho do Governo de MS

07/05/2025 às 05:38
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Com avanço no setor florestal, Estado lança campanha Fogo Zero para prevenir incêndios e proteger biomas

Mato Grosso do Sul ultrapassou São Paulo e agora ocupa a segunda posição no ranking nacional de áreas com florestas plantadas, somando mais de 1,8 milhão de hectares. O crescimento contínuo e os investimentos em novas fábricas de celulose na região da Costa Leste projetam o Estado para alcançar a liderança nacional nos próximos anos.

Com o avanço da silvicultura, aumenta também a preocupação com os incêndios florestais — o maior inimigo tanto das florestas nativas quanto das cultivadas. Para enfrentar esse desafio, foi lançada na terça-feira (6), em Campo Grande, a 13ª edição da campanha Fogo Zero, promovida pela Reflore MS (Associação dos Plantadores e Compradores de Florestas Plantadas), com apoio do Governo do Estado, por meio da Semadesc.

Com o slogan “Mais que uma campanha. Um propósito”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção. A campanha inclui placas educativas, distribuição de cartilhas e cursos especializados. De 2021 a 2024, mais de 2,1 mil pessoas participaram das 219 capacitações oferecidas.

Durante o lançamento, o secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta, destacou que o foco da gestão estadual está em ações preventivas. “Há 13 anos as pessoas não viam perigo no fogo. Hoje, entendemos que essa é uma pauta essencial para o desenvolvimento sustentável do Estado”, afirmou.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Noleto Rampazo, reforçou que o Estado tem know-how em combate ao fogo. “No ano passado, tivemos mais de 11 mil focos de calor, mas a área queimada foi menor do que em 2020, quando enfrentamos a maior catástrofe ambiental recente do Pantanal”, explicou. Segundo ele, 50 bombeiros já estão em bases no bioma, com apoio de 40 integrantes da Força Nacional.

O Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta que, a partir de maio, as chuvas devem diminuir. A combinação de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes aumenta o risco de propagação de incêndios, principalmente no Pantanal.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60