Geraldo Resende cobra e Sesai assegura construção de duas unidades básicas em aldeias de Dourados
Anuncie Aqui
Geraldo Resende cobra e Sesai assegura construção de duas unidades básicas em aldeias de Dourados
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) esteve na manhã de hoje (07) na Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), órgão do Ministério da Saúde, para cobrar a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Reserva Indígena de Dourados, conforme compromisso assumido pelo Governo Federal ainda em 2023.
A resposta de Leandro Nepomuceno, diretor-substituto do Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena (DEAMB), foi a de que a SESAI deverá publicar, até o dia 30 de junho, o edital para a construção das duas UBS, ambas do tipo III, uma na Aldeia Jaguapiru e outra na Aldeia Bororó, ambas na Reserva Indígena de Dourados.
Cada unidade demandará um investimento de R$ 1,8 milhão e deverá ser licitada pelo DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul).
Até o fim deste mês de maio, a SESAI deverá concluir as instruções e encaminhar para a AGU (Advocacia Geral da União) avaliar e, na sequência, autorizar a publicação do edital da abertura de licitação. A expectativa é de que a Ordem de Serviço para o início das obras saia em agosto. O prazo de construção será entre 8 a 10 meses.
Compromisso
A construção das duas unidades de Saúde nas aldeias de Dourados foi um compromisso assumido pelo Ministério da Saúde, durante visita de técnicos da instituição à Reserva Indígena local, em junho de 2023, a convite do deputado federal Geraldo Resende.
Na ocasião, o parlamentar levou os secretários de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, e de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, para conhecerem “in loco” a realidade das aldeias Bororó e Jaguapiru, habitadas por indígenas das etnias Guarani-Kaiowá e Terena.
As visitas técnicas aconteceram, entre outros locais, em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Missão Caiuás com o objetivo de acolher as demandas de saúde, além de verificar a realidade da saúde indígena e do atendimento no Sistema Único de Saúde. Na oportunidade, Geraldo Resende e os representantes do Ministério da Saúde também participaram de reuniões com lideranças indígenas, colhendo várias demandas.
“Mostrei aos técnicos do Ministério da Saúde as condições precárias das UBS existentes e pedi a substituição daquelas estruturas, totalmente deterioradas, e que não permitem atendimento adequado aos usuários e também não oferecem condições de trabalho dignas aos profissionais da saúde, ocasião em que me garantiram a construção de novas e modernas unidades, conforme anúncio que está sendo feito agora pela SESAI”, conclui Geraldo Resende.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários