Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

SES e parceiros nacionais e internacionais se reúnem para discutir saúde nas fronteiras Brasil–Paraguai

07/05/2025 às 05:32
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Reunião binacional discute vigilância e assistência em saúde pública entre os dois países com foco em soluções conjuntas

Com foco no fortalecimento da saúde pública na faixa de fronteira, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), em parceria com instituições do Brasil e do Paraguai, promoveu a reunião binacional “Saúde nas Fronteiras Brasil e Paraguai”, nos dias 28 e 29 de abril, em Ponta Porã. O encontro reuniu autoridades nacionais e internacionais, gestores locais e organizações multilaterais com o objetivo de integrar ações de vigilância, assistência e resposta em saúde entre os dois países.

O evento, considerado histórico e estratégico, contou com apoio do Ministério da Saúde, do Ministério de Salud Pública y Bienestar Social do Paraguai, do Conass, das secretarias estaduais de Saúde do MS e do Paraná, e das prefeituras de Ponta Porã e Porto Murtinho. A programação teve dois dias de atividades técnicas e discussões voltadas à criação de um plano conjunto de ação sanitária para a fronteira.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou a importância de reconhecer o protagonismo dos territórios de fronteira. “Essa é uma construção coletiva que visa implementar medidas eficazes, a partir da análise integrada de dados epidemiológicos dos dois lados da fronteira”, disse Corrêa.

Entre os temas abordados, destacou-se o Projeto de Monitoramento para Vigilância e Assistência em Saúde, que propõe a criação de uma rede transfronteiriça com compartilhamento de informações, resposta rápida a surtos e maior integração técnica entre os países.

A SES também apresentou experiências e dados das áreas de Vigilância em Saúde, Atenção, Saúde Única e Assessoria Médica. Ao final, foi elaborado um plano de trabalho binacional, com prazos e responsabilidades definidas entre as instituições envolvidas.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, destacou o caráter humano e colaborativo da iniciativa. “Foi emocionante ver brasileiros e paraguaios reunidos com respeito e vontade política. É esse o caminho para uma saúde mais eficiente, preparada e solidária”, concluiu.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60