Com apenas 19% do público atingido, Dourados faz ‘Dia D’ de vacina contra a gripe
Anuncie Aqui
Com apenas 19% do público atingido, Dourados faz ‘Dia D’ de vacina contra a gripe
A Prefeitura de Dourados realiza no sábado, dia 10, o ‘Dia D de Vacinação’ contra a Influenza. A mobilização ocorre das 7h às 17h em todas os Postos de Saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM). A ação tem como proposta ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários, especialmente idosos e crianças, que estão entre os mais afetados por síndromes respiratórias graves.
“Não temos leitos de UTI e nem de enfermaria para receber pacientes com doenças respiratórias”, alerta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. “Todos estão superlotados e a vacina é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças”, completa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, integram o público-alvo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, além de indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e pessoas com doenças crônicas.
Em Dourados, apenas 19% das 62 mil pessoas do público-alvo específico (crianças, idosos e gestantes) foram imunizadas até agora, um número considerado muito aquém do necessário, sobretudo diante do aumento de internações por doenças respiratórias.
Desde o início da campanha, o município já aplicou 20 mil das 43 mil doses recebidas do Ministério da Saúde. No entanto, diante da incerteza sobre novas remessas de vacinas, a Secretaria mantém a aplicação restrita aos grupos prioritários.
Além do Dia D, a vacinação contra a gripe segue disponível durante a semana, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos finais de semana, a imunização acontece no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h.
A vacinação é gratuita, segura e essencial para proteger a saúde individual e coletiva. A orientação da Secretaria de Saúde é que todos os integrantes dos grupos prioritários procurem uma unidade básica de saúde com documento pessoal e, se possível, a carteira de vacinação. Pessoas com doença crônica devem comprovar que são acometidas pela enfermidade, assim como trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança, devem apresentar documento que atuam em suas profissões.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários