Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Duas empresas são habilitadas para construção de novo terminal do aeroporto

10/05/2025 às 08:03
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Obra de R$ 38 milhões faz parte do Novo PAC e será executada pelo Governo do Estado

Duas empresas foram habilitadas no processo licitatório que definirá quem vai construir o novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. A obra, orçada em R$ 38,9 milhões, será feita ao lado da estrutura atual e faz parte do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. No entanto, a execução ficará a cargo do Governo do Estado.

Durante sessão realizada na tarde desta sexta-feira (9), em Campo Grande, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) aprovou a documentação das empresas Maksoud Rahe Ltda e Engetal Engenharia e Construções Ltda. Outras duas concorrentes — Poligonal Engenharia e Construções Ltda e Sial Construções Civis Ltda — foram desclassificadas por não entregarem todos os documentos exigidos.

Uma nova sessão foi marcada para segunda-feira (12), às 14h, onde as empresas ainda poderão apresentar manifestações de recurso e acompanhar os próximos passos do certame, que segue pelo critério de menor preço.

Além do novo terminal, a sexta-feira também trouxe novidades sobre a retomada dos voos comerciais em Dourados. O governador Eduardo Riedel anunciou que a Latam vai operar no aeroporto a partir de 8 de setembro, com três voos semanais ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Desde maio de 2021, o terminal não recebe voos comerciais por conta das obras na pista. Embora esteja liberada para aviões de grande porte, a estrutura atual ainda não foi readequada para as exigências das companhias aéreas.

Além da Latam, há expectativa de retorno das empresas Gol e Azul. O prefeito Marçal Filho esteve reunido nesta semana com executivos da Gol para tratar do assunto e, em janeiro, também buscou diálogo com representantes da Azul. Ambas operavam na cidade antes da paralisação das atividades do aeroporto.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60