Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

MS atinge menor desigualdade social desde 2016 e inicia entrega de cartões da busca ativa

13/05/2025 às 06:08
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Programa do Governo do Estado garante R$ 450 mensais para alimentação, higiene e gás de cozinha a quem mais precisa

A busca ativa do Governo de Mato Grosso do Sul segue transformando vidas. A iniciativa, que leva equipes até as casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, já realizou mais de 2,1 mil visitas nos 79 municípios do Estado desde março. Entre as primeiras beneficiadas está Alice Cano Ferreira, que recebeu o cartão do programa Mais Social e já pôde garantir comida para sua família.

“Hoje entraram em contato para liberar o cartão. Vai me ajudar bastante, tenho certeza! Já vou fazer minha comprinha para casa. Moro no bairro Los Angeles e estou muito feliz pelo meu benefício”, comemorou Alice, que recebeu o cartão na última quinta-feira (8).

No mesmo dia, o IBGE divulgou o novo Índice de Gini, que mede a desigualdade social. O resultado de 0,455 em Mato Grosso do Sul é o melhor desde 2016 e o 5º menor do país, enquanto a média nacional é 0,506. O número confirma que a desigualdade tem caído ano após ano no Estado.

Outra beneficiária da ação foi Ana Cláudia Reis da Paixão Mourão, moradora do bairro Dom Antônio Barbosa. Ela se surpreendeu com a visita da equipe e a agilidade no atendimento. “Me procuraram e deram muita atenção na minha casa. Fui chamada para trazer os documentos e foi muito rápido. Estou agradecendo porque vai me ajudar muito. Não tenho salário nenhum e estou na fila do INSS.”

A operação é feita com base em um mapeamento da Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), em parceria com a Segem/Segov. Técnicos identificados com coletes azuis, crachá e tablets percorrem comunidades em busca de pessoas que ainda estão fora de programas sociais.

O Mais Social é considerado um programa estruturante. Além de garantir segurança alimentar, ele oferece suporte para que famílias possam acessar educação, qualificação profissional, emprego e renda. Cada beneficiário recebe R$ 450 por mês, valor que pode ser usado para comprar alimentos, gás de cozinha e itens de higiene e limpeza. A compra de bebidas alcoólicas e produtos à base de tabaco é proibida.

Segundo a secretária Patrícia Cozzolino, a meta é ousada: “Queremos, ainda em 2025, poder dizer que Mato Grosso do Sul será o primeiro estado do País a erradicar a extrema pobreza. Estamos usando o georreferenciamento para encontrar quem estava invisível ao poder público”.

A superintendente do programa, Andressa Farias, explicou que os cartões já estão sendo entregues com o saldo disponível. “Eles precisam apenas desbloquear e já podem fazer as compras do mês”, destacou.

Com essa iniciativa, Mato Grosso do Sul dá mais um passo firme para combater a extrema pobreza e construir um futuro com mais dignidade para todos.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60