Prefeitura conclui etapas e aeroporto depende apenas da homologação da Anac
Prefeitura concluiu todas as exigências e agora depende de liberação da Anac e Decea para retomada dos voos comerciais
A Prefeitura de Dourados concluiu todas as etapas necessárias para a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Agora, a operação do terminal depende exclusivamente da homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Na manhã de segunda-feira (12), o prefeito Marçal Filho e o secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, vistoriaram as últimas melhorias executadas. Entre as adequações estão a instalação de guarita, dilacerador de pneus, videomonitoramento em toda a área do aeroporto, placas de segurança, sala de busca pessoal, revitalização das vias de patrulhamento da cerca e a manutenção dos equipamentos de inspeção de bagagens e passageiros.
Além disso, foi implantado o sistema de credenciamento aeroportuário com atendimento ao público. O terminal de embarque também recebeu portas automáticas e melhorias no sistema de climatização, trazendo mais conforto para os passageiros. “Tudo que precisava ser feito para que a Anac e o Decea homologuem a pista, nós fizemos. Agora só depende da Anac”, afirmou Marçal Filho.
A pista já está homologada, assim como o PAPI (Precision Approach Path Indicator), que auxilia os pilotos durante o pouso. Luzes de pátio e taxiway também estão funcionando, e os contratos de abastecimento, hangares e áreas comuns foram renovados.
Durante a visita, o prefeito conheceu ainda o novo pátio de aeronaves e o espaço onde será construído o novo terminal de passageiros. A Anac já homologou essas áreas, e o Governo do Estado divulgou as empresas habilitadas para a licitação que vai definir quem executará a obra do novo terminal.
A última pendência é a contratação da empresa que operará a sala de rádio, essencial para garantir a comunicação entre aeronaves e controladores. Esse processo será realizado pela Infraero, atual administradora do aeroporto.
Marçal Filho destacou que, em apenas quatro meses de gestão, houve avanços importantes para garantir o retorno das operações comerciais. Ele já manteve diálogo com as companhias Gol e Azul, e o governador Eduardo Riedel tem apoiado as negociações com medidas tributárias para atrair empresas aéreas.
A Latam, inclusive, anunciou que vai operar voos diretos entre Dourados e Guarulhos (SP) a partir de 8 de setembro. O destino já aparece no site da companhia, embora a venda de passagens ainda não tenha sido iniciada.
Com isso, Dourados está cada vez mais perto de voltar a receber voos comerciais após quase quatro anos de paralisação.
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários