Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Campeã italiana e europeia, Sampdoria chega ao fundo do poço

14/05/2025 às 16:44
3 min de leitura
Campeã italiana e europeia, Sampdoria chega ao fundo do poço

Anuncie Aqui

Campeã italiana em 1991, campeã da Recopa da Europa em 1990, são 66 participações na elite da Itália. Os bons tempos da Sampdoria, entretanto, ficaram no museu. O clube chega no fundo do poço e, pela primeira vez na história, acabou rebaixado para a Serie C, terceira divisão. 

Nesta terça, o empate contra o Juve Stabia confirmou o rebaixamento. A Samp não vai ter direito nem a playoff: a Salernitana, com um ponto a mais, tentará evitar a queda diante do Frosinone, dois pontos acima. 

Após o empate, temendo a violência dos torcedores, a delegação da Samp deixou o estádio mais de duas horas após o apito final e pegou um voo fretado para Milão, viajando até Gênova pela estrada, com um veículo alugado, sem chamar a atenção com o ônibus oficial com as cores da equipe. 

Voltamos ao dia 04 de junho de 2023. A derrota sofrida para o Napoli foi a última partida da Sampdoria na elite do futebol italiano. A campanha foi pífia: apenas três vitórias em 38 jogos e um saldo negativo de 47 gols. 

Andrea Radrizzani comprou a equipe para evitar a falência ainda no final de maio, com um projeto de reestruturação do clube. Andrea Pirlo assumiu como técnico e, segundo os novos donos, era peça fundamental nessa reestruturação. 

Na única temporada completa, Pirlo levou o clube até os playoffs do acesso, mas acabou eliminado pelo Palermo. Na temporada seguinte, o técnico foi demitido após apenas três partidas… 

O time ainda se movimentou no mercado, trazendo nomes experientes como Cragno e Niang, e ainda contou com a “consultoria” de Roberto Mancini ao longo da temporada. Sem sucesso… 

A Samp trocou de técnico quatro vezes na temporada, terminando com os auxiliares de Mancini no título europeu e 2021. Andrea Mancini, filho de Roberto, foi o diretor técnico. 

Nas últimas cinco rodadas, apenas uma vitória, e o rebaixamento foi inevitável. O fundo do poço chegou para os Blucerchiati.

Perto de completar 80 anos, a Sampdoria teve o torcedor ao seu lado até o fim, mesmo com a queda iminente. Precisará dele para celebrar oito décadas pelo menos na Serie B. 

O clube precisará de uma reestruturação ainda mais impactante. Se na Serie B a folha salarial foi de cerca de 20 milhões de euros, na Serie C o valor deve cair pelo menos 65%, já que as receitas serão proporcionalmente menores. 

A temporada foi de fracasso também para o time feminino da Sampdoria. Com apenas uma vitória em 26 jogos, e um saldo negativo de 46 gols, a Samp acabou rebaixada para a segunda divisão entre as mulheres com a pior campanha da temporada. 

O time de Primavera, os sub-20, acabou também rebaixado com uma rodada de antecedência com a vice-lanterna no campeonato, com 23 pontos. 

Um ano para se esquecer em todos os níveis… A Samp clama por dias melhores. 

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias