Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Dourados deve enfrentar veranico com calor 5°C acima da média em maio

14/05/2025 às 10:14
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Dourados deve enfrentar veranico com calor 5°C acima da média em maio

Dourados deve enfrentar um veranico durante os próximos dias, fenômeno caracterizado por um período de estiagem e temperaturas acima da média em pleno outono.

Conforme o Instituto Clima Tempo, um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão vai impedir a chegada de frentes frias ao Mato Grosso do Sul a partir desta quarta-feira (14) até pelo menos o dia 20 de maio, favorecendo tardes muito quentes e tempo seco.

O mapa divulgado pelo Clima Tempo coloca Dourados na faixa vermelha, que indica desvios de temperatura iguais ou superiores a 5°C acima do normal para a época, caracterizando um veranico em pleno outono. Apesar das manhãs ainda mais amenas, as tardes já registram calor intenso e tempo seco. 

Até pelo menos o dia 20 de maio, a previsão é de tempo firme, sol forte e baixa umidade relativa do ar. Essa combinação agrava a sensação de calor e aumenta os riscos para a saúde, como desidratação, problemas respiratórios e queimadas.

Além de Dourados, outras cidades de Mato Grosso do Sul, como Corumbá, Anastácio e Aquidauana, devem registrar máximas de 32°C nos próximos dias, mantendo o estado entre as regiões mais quentes do Brasil neste período.

Sem previsão de chuva

A ausência de chuva e o bloqueio atmosférico prolongam a estiagem em todo o centro-sul do país. Diferente do Rio Grande do Sul, que pode ter mudanças a partir do final de semana, Mato Grosso do Sul deve continuar sob efeito da onda de calor até meados da próxima semana.
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias