Bologna supera adversidades e, 51 anos depois, volta a ser campeão na Itália

Bologna supera adversidades e, 51 anos depois, volta a ser campeão na Itália

O Bologna está de volta às glórias no futebol italiano depois de mais de 50 anos. O tradicional clube do País da Bota superou as adversidades durante a temporada e, pela primeira vez desde 1974, venceu uma grande taça: a Coppa Italia. A conquista veio após vencer o Milan na grande decisão, pelo placar mínimo.

Os Rossoblù foram desfalcados com perdas importantes durante 2024/25, como as saídas de Zirkzee, Calafiori e do técnico Thiago Motta. Alguns meses depois, tudo voltou aos trilhos e eles bateram o clube de Milão na decisão da copa nacional para conquistar, pela terceira vez, o troféu.

Depois de 60 anos, o Bologna retornou à Champions League para a temporada 2024/25. Sob o comando do ítalo-brasileiro Thiago Motta, a equipe da região que leva o mesmo nome terminou o Campeonato Italiano da temporada anterior na quinta colocação e festejou a participação na maior competição de clubes do continente após seis décadas.

Após uma grande temporada em 23/24, o Bologna chegou para a seguinte com baixas significativas. Zirkzee e Calafiori, grandes destaques da equipe na histórica campanha da Serie A, deixaram a Itália em grandes transações para defenderem Manchester United e Arsenal, respectivamente.

Outras perdas importantes dentro do elenco foram Arnautovic, que foi defender a Inter de Milão, e Stefan Posch, que deixou a equipe ao meio da temporada para reforçar a Atalanta. Mas a mais importante delas foi Thiago Motta. O treinador foi escolhido a dedo para coordenar o projeto de reformulação da Juventus na temporada e durou nove meses no novo cargo.

Em contrapartida, o Bologna foi atrás de Vincenzo Italiano para o comando técnico. Depois de três temporadas estáveis na beirada do gramado da Fiorentina, o comandante assumiu os Rossoblù para, mais tarde, devolver o clube às glórias, passados 51 anos da última taça na elite da Itália, justamente a Coppa Italia de 1973/74. 

Dentro das quatro linhas, a diretoria do clube italiano não poupou esforços para melhorar o elenco nas disputas que se aproximavam. Dallinga chegou do Toulouse, Benjamín Domínguez foi contratado do Gimnasia e Pobega veio emprestado do Milan, por exemplo.

As movimentações da diretoria do Bologna deram resultado. A temporada era extensa, com as disputas do Campeonato Italiano, da Liga dos Campeões e da Coppa Italia. E os comandados de Vincenzo Italiano não decepcionaram a torcida da equipe, que é a nona com mais participações na elite italiana e já faturou o Scudetto sete vezes.

Na Champions, a vida foi dura para os Rossoblu. A trajetória foi complicada e, nos cinco primeiros jogos, somaram apenas um ponto, após empatar com o Shakhtar na estreia. A equipe até somou bons resultados nos três jogos restantes (dois empates, contra Benfica e Sporting, e uma vitória, frente ao Borussia Dortmund). Mas, no fim das contas, o Bologna terminou a Fase de Liga na 28ª classificação, sem a vaga no mata-mata.

Na Serie A, a trajetória foi pior em comparação à temporada anterior, mas passou longe de deixar a desejar. A equipe é, atualmente, a sétima colocada do Campeonato Italiano com 62 pontos, ainda com chances de classificação à Champions League com duas rodadas restantes, e na frente de gigantes como Milan e Fiorentina.

A campanha na competição nacional ainda teve momentos relevantes. As vitórias em casa contra Inter e Milan e os empates disputados longe de seus domínios contra Inter, no primeiro turno, Napoli e Roma mostram a força dos comandados de Vincenzo Italiano no futebol italiano.

A coroação da grande temporada veio na Coppa Italia. O Bologna goleou o Monza nas oitavas de finais, passou pela Atalanta no detalhe nas quartas de finais, venceu ambos os duelos contra o Empoli na semifinal e voltou a ser campeão ao bater o Milan pelo placar mínimo na grande decisão.

Ndoye foi o herói dos Rossoblù com o único gol marcado na final, nesta quarta-feira (14). Também por conta da má atuação do Milan, mas muito pelo destaque do Bologna dentro de campo. 51 anos depois, o clube voltou a ser campeão em um título na elite italiana. A Coppa Itália é dos Veltri.

Fonte: Ogol

Comentários