Número de mortes por Influenza dispara em MS e 2025 já é o 4º mais letal à doença
Estado já soma 68 óbitos e Dourados enfrenta colapso no sistema de saúde, com UTI extra e vacinação ampliada
O número de mortes por Influenza aumentou de forma alarmante em Mato Grosso do Sul. Segundo boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado na noite de quarta-feira (14), o estado já soma 68 óbitos em apenas quatro meses de 2025.
Com esse salto, o ano atual já é o quarto mais letal desde o início da série histórica, em 2009. Só fica atrás de 2022, que registrou 120 mortes, 2016 com 103 e 2024 com 91 vítimas.
Somente nos últimos dados divulgados, quatro pessoas morreram em Dourados. As vítimas tinham entre 60 e 80 anos e apresentavam comorbidades, segundo a secretaria. A cidade ainda registra 40 pacientes internados com a doença. Destes, 15 foram diagnosticados com Influenza A H1N1, 23 com tipo não subtipado e dois com Influenza B.
Diante da gravidade, a prefeitura de Dourados e o HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) firmaram um acordo emergencial. A medida visa reforçar o atendimento hospitalar diante da alta demanda por leitos.
Para ajudar o Hospital da Vida, que teve todos os 10 leitos ocupados com pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), o Universitário abriu mais cinco vagas de UTI adulto.
“O município está enfrentando uma situação crítica, com pacientes aguardando vaga na UPA, na área vermelha do Hospital da Vida e até em cidades vizinhas”, afirmou o prefeito Marçal Filho na ocasião.
Vacinação segue disponível
Como resposta ao avanço da doença, a vacinação contra a gripe foi liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Em Dourados, as doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as UBSs e também no PAM (Pronto Atendimento Médico).
Nos fins de semana, o PAM segue aplicando vacinas das 7h às 17h. Além disso, os postos da Seleta e do bairro Santo André funcionam das 7h às 22h para ampliar a cobertura.
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários