Rins e córneas de professora vítima de acidente no Centro são encaminhados para SP e Campo Grande

Maria Rosa teve morte cerebral após colisão em Dourados; córneas e rins foram doados para pacientes em Campo Grande e São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (16), uma equipe médica realizou a captação de órgãos da professora Maria Rosa Pereira Andrade, de 55 anos, vítima de um grave acidente de trânsito em Dourados. O procedimento começou por volta das 5h no Hospital da Cassems e durou cerca de duas horas e meia.

Maria Rosa estava internada na UTI desde a última segunda-feira (12), quando foi atingida por uma caminhonete enquanto pilotava uma Honda Biz na Avenida Joaquim Teixeira Alves, via preferencial. Ela foi arremessada ao chão e sofreu diversos ferimentos. A morte cerebral foi confirmada dias depois.

Foram doadas as córneas, que seguiram para Campo Grande, e os rins, que foram destinados a um paciente em São Paulo. A família inicialmente desejava doar também o coração, mas, por conta da complexidade do procedimento, isso não foi possível.

Professora dedicada há mais de 15 anos, Maria Rosa lecionava na Escola Municipal Professora Elza Farias Kintschev Real, no bairro Cohab II. Ela também trabalhava no Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) de Dourados.

Segundo informações apuradas, o motorista da caminhonete foi identificado como Mateus, de 28 anos. Em depoimento à polícia, ele afirmou que não viu a motociclista ao cruzar a Rua Hilda Bergo Duarte com a Avenida Joaquim Teixeira Alves. Ele alegou que parou no cruzamento, mas prosseguiu sem visualizar a aproximação da moto.

O caso segue sob investigação por parte das autoridades. A tragédia da professora, no entanto, termina com um ato de generosidade que pode mudar a vida de outras pessoas.

Comentários