Disputa tripla por vagas europeias e briga contra a queda embalam rodada no Francês

Disputa tripla por vagas europeias e briga contra a queda embalam rodada no Francês

O final de semana será de definições nas principais ligas do futebol europeu. No Campeonato Francês, o campeão acabou decidido com seis rodadas de antecedência com uma campanha avassaladora do Paris Saint-Germain. No entanto, uma briga tripla pelas vagas europeias apimenta as partidas da última volta da Ligue 1.

Além do campeão PSG, Marseille e Monaco também carimbaram antecipadamente o passaporte para a próxima Liga dos Campeões, com vagas diretas para a fase de grupos. Na partida final, os dois times disputam apenas, paralelamente, a conquista simbólica do vice-campeonato. Antes da bola rolar, o Marseille ocupa o posto com um ponto de vantagem.

A briga começa verdadeiramente a ficar intensa nas posições abaixo. Nice, Lille e Strasbourg estão empatados na pontuação e disputam a última rodada para definir quem fica com as vagas nos playoffs da Liga dos Campeões, na Liga Europa e na Conference League.

A rodada começa com o Nice na posição de Champions com 57 pontos e 19 gols de saldo. O time do zagueiro Dante enfrenta o Brest, em casa, e tem a situação mais favorável para voltar às classificatórias da Liga dos Campeões após sete temporadas e continuar sonhando com a chance de disputar a fase de grupos após 65 anos.

Logo abaixo, em quinto, o Lille está igualado em pontos, mas com 15 gols de saldo, quatro a menos que o adversário. Os Dogues recebem o Stade de Reims na rodada final.

Comandado por um elenco jovem, com destaque para Andrey Santos, o Strasbourg também está na briga para conquistar uma vaga inédita nos playoffs da Liga dos Campeões. Em sexto, ocupando a vaga na Conference, o time fica atrás dos adversários com 13 gols de saldo e tem o compromisso mais difícil da rodada ao enfrentar o Le Havre, que luta contra o rebaixamento.

Além da disputa tripla, o Lyon corre por fora e ainda rega esperanças de roubar uma vaga em competições europeias. Após três derrotas nas últimas quatro partidas do Francês, o clube chega na última rodada com três pontos a menos em relação aos rivais. O Lyon recebe o Angers na última rodada e depende de uma vitória simples combinada com a derrota de qualquer rival acima.

4° – Nice – 57 pontos e 19 de saldo de gols (Zona da Liga dos Campeões)
5° – Lille – 57 pontos e 15 de saldo de gols (Zona da Liga Europa)
6° – Strasbourg – 57 pontos e 13 de saldo de gols (Zona da Conference League)
7° – Lyon – 54 pontos e 17 de saldo de gols (Zona sem vaga)

Na parte debaixo da tabela, a briga também será movimentada contra o rebaixamento. Na última rodada, apenas o Montpellier chega com a queda direta decretada na lanterna da competição. Outros quatro times ainda correm riscos de descenso direto ou ida para o playoff da sobrevivência contra um adversário da segunda divisão.

Antes da bola rolar, o Saint-Étienne começa a rodada ao lado do Montpellier na zona de rebaixamento direta, com 30 pontos. Porém, os Les Verts enfrentam o Toulouse na última partida e podem ganhar uma sobrevida com a ida para o playoff.

Para isso, além da vitória em casa, o Saint-Étienne torce para que o Le Havre não vença a sua partida contra o Strasbourg, postulante a uma vaga na Champions.

Por outro lado, o Le Havre necessita unicamente da vitória para impedir as chances de um rebaixamento direto e ainda tentar escapar do playoff do rebaixamento. Em caso de triunfo do Le Havre, quem passa a correr riscos são Nantes e Stade de Reims.

Na beira da zona de rebaixamento, os dois clubes ainda podem ser jogados para a disputa contra o adversário da segunda divisão. O Nantes, primeiro time fora da zona de queda, precisa de um ponto contra o rebaixado Montpellier para escapar, enquanto o Stade de Reims precisa do mesmo resultado, mas encara o Lille, longe dos seus domínios.

14° – Stade de Reims – 33 pontos e 13 gols de saldo negativo (Fora do Z3)
15° – Nantes – 33 pontos e 16 gols de saldo negativo (Fora do Z3)
16° – Le Havre – 31 pontos e 32 gols de saldo negativo (Zona de playoff do rebaixamento)
17° – Saint-Étienne – 30 pontos e 37 gols de saldo negativo (Zona de rebaixamento direto)
18° – Montpellier – 16 pontos e 53 gols de saldo negativo (Rebaixado)

Fonte: Ogol

Comentários