Boletim Epidemiológico: MS registra 4.517 casos confirmados de dengue
Vacinação avança no Estado, mas SES alerta para riscos da automedicação e aumento de casos de Chikungunya
Mato Grosso do Sul já contabiliza 11.602 casos prováveis de dengue em 2025, dos quais 4.517 foram confirmados, conforme o boletim da 19ª semana epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira (19) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Ao todo, 11 mortes pela doença foram confirmadas e outras nove seguem em investigação.
Segundo o documento, os óbitos ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí e Naviraí. Quatro das vítimas apresentavam comorbidades. Já o município de Figueirão apresentou, nos últimos 14 dias, incidência média de casos confirmados da doença.
Vacinação segue avançando
Ainda de acordo com o boletim, 167.101 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas no Estado. Mato Grosso do Sul recebeu até agora 241.030 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal exige duas aplicações com intervalo de três meses.
A vacinação é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária com maior número de internações por dengue entre os jovens de 6 a 16 anos.
Casos de Chikungunya também preocupam
A SES também alertou para o avanço da Chikungunya no Estado. O boletim registra 9.572 casos prováveis, com 2.424 confirmações no sistema SINAN. Entre esses, 17 casos envolvem gestantes.
A doença já provocou cinco mortes em 2025, ocorridas nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí e Terenos.
A Secretaria reforça que a automedicação deve ser evitada. Em caso de sintomas relacionados à dengue ou à Chikungunya, a orientação é buscar atendimento em uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários