Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Governo de MS dobra UTIs pediátricas no Regional de Três Lagoas diante do aumento de SRAG

19/05/2025 às 11:28
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Hospital Regional da Costa Leste agora conta com 20 leitos intensivos infantis para atender crianças com SRAG

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, passou a contar com 20 leitos de UTI pediátrica, dobrando a capacidade de atendimento intensivo a crianças. A ampliação, realizada pelo Governo do Estado, foi oficializada na última quarta-feira (14) e visa enfrentar o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comuns nos meses mais frios do ano.

Logo nas primeiras horas após a ativação, quatro crianças já foram internadas nos novos leitos. O atendimento segue o sistema de regulação estadual, com exceção para casos de extrema urgência, que são acolhidos na chamada “porta aberta”.

Com a ampliação, a unidade hospitalar soma agora 40 leitos de UTI em funcionamento: 10 para adultos, 10 na Unidade Coronariana e 20 voltados exclusivamente ao público infantil.

Segundo a superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Maria Angélica Benetasso, a escolha por Três Lagoas obedeceu a critérios técnicos rigorosos. “Não basta ter espaço físico. É necessário contar com uma equipe especializada, equipamentos adequados e, principalmente, pediatras intensivistas, que são profissionais em falta no Brasil inteiro. Três Lagoas atendeu a todos esses critérios”, explicou.

Ela acompanhou de perto a ativação dos novos leitos e elogiou a estrutura preparada para o atendimento pediátrico. O diretor-geral do hospital, Henrique Schultz, também destacou o esforço da equipe. “Nos mobilizamos rapidamente para garantir atendimento qualificado às crianças da região. A equipe está preparada e comprometida com esse reforço à assistência pediátrica”, afirmou.

A medida faz parte das ações do Governo do Estado para reforçar a rede hospitalar e garantir resposta eficiente à demanda por internações pediátricas, principalmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60