Gigante nas penalidades, Léo Jardim comanda quarta classificação seguida do Vasco

Gigante nas penalidades, Léo Jardim comanda quarta classificação seguida do Vasco

O Vasco alcançou a quarta classificação seguida nos pênaltis na Copa do Brasil. O herói foi sempre o mesmo: Léo Jardim, que nesta terça-feira brilhou com três defesas diante do Operário

Desde que chegou em São Januário, em 2023, Léo Jardim só perdeu uma disputa por pênaltis no clube: em 2023, eliminação para o ABC após 0 a 0 no tempo normal. O Mais Querido avançou sem que Jardim pegasse nenhuma penalidade. 

Depois, Léo Jardim foi sempre decisivo. Ajudou o Vasco a derrubar Água Santa, Fortaleza e Athletico na campanha semifinalista da Copa do Brasil do ano passado, com uma defesa em cada disputa. 

????Léo Jardim em disputas de pênalti pelo Vasco:

2025 – Vasco 1 x 1 Operário (7×6) – 3 defesas
2024 – Athletico 2 x 1 Vasco (4×5) – 1 defesa
2024 – Vasco 3 x 3 Fortaleza (5×4) – 1 defesa
2024 – Vasco 3 x 3 Água Santa (4×1) – 1 defesa
2023 – Vasco 0 x 0 ABC (5×6) – 0 defesa pic.twitter.com/qFgDm8Piix

No total, Léo Jardim defendeu oito pênaltis com a camisa cruz-maltina, dois deles no tempo regulamentar. Parou Gabigol no Carioca de 2024 e Wellington Rato no Brasileirão do ano anterior. Ambos os jogos terminaram 0 a 0. 

Depois de chegar do Lille, da França, Léo Jardim já fez 134 jogos pelo Vasco e sofreu 170 gols. Um dos momentos mais especiais, certamente, foi nesta terça. 

Neste século, só um goleiro defendeu mais cobranças de pênaltis que Léo Jardim no Vasco: Martín Silva, com dez cobranças defendidas. E o uruguaio viveu uma noite parecida com a de Jardim. 

Em fevereiro de 2018, o Vasco levou de 4 a 0 do Jorge Wilstermann e decidiu nos pênaltis vaga na fase de grupos da Libertadores. Silva defendeu três cobranças e garantiu a classificação vascaína em Sucre. 

O goleiro Vanderlei foi o outro goleiro a fazer três defesas de pênaltis pelo Cruz-Maltino em um mesmo jogo neste século. Em 2021, Vanderlei pegou três cobranças do Botafogo na decisão da Taça Rio e foi o grande herói do título vascaíno. Curiosamente, Vanderlei deixou o futebol carioca no ano seguinte para defender o… Operário Ferroviário, derrubado por Jardim.

Fonte: Ogol

Comentários