Vídeo: jovem tem órgãos doados após morte cerebral; operação envolve avião e escolta
Anuncie Aqui
Vídeo: jovem tem órgãos doados após morte cerebral; operação envolve avião e escolta
Dourados realizou nesta quarta-feira (21) mais uma captação de órgãos este ano em uma operação articulada pela Organização de Procura de Órgãos (OPO Dourados) com apoio da Guarda Municipal e transporte aéreo fornecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
O procedimento ocorreu no Hospital da Vida, com a captação de cinco órgãos de um jovem de 20 anos, vítima de acidente de trânsito e com morte encefálica confirmada.
Por se tratar de uma ação que exige agilidade, a Guarda Municipal realizou a escolta da equipe médica até o aeroporto local, garantindo a fluidez do trânsito e o cumprimento do tempo necessário para o transporte dos órgãos até Campo Grande, onde foi realizada a entrega à Central Estadual de Transplantes [veja vídeo abaixo].
Foram retirados dois rins, duas córneas e um fígado, destinados a pacientes compatíveis em outras regiões.
Conforme a médica coordenadora da OPO, Ludelça Dorneles dos Santos, a expectativa é de que até oito pessoas sejam beneficiadas com os transplantes.
Em entrevista ao Dourados News, Ludelça afirmou que esta foi a quinta captação de órgãos realizada em Dourados este ano. Conforme a médica, a OPO Dourados acompanha todos os casos de suspeita de morte encefálica nos municípios da macrorregião — incluindo Ponta Porã e Nova Andradina.
“O trabalho vai desde a abertura do protocolo de morte encefálica até o encaminhamento dos órgãos ao receptor compatível e a entrega do corpo à família”, explicou Ludelça.
Além do caso atual, Dourados também registrou esse mês, na última sexta-feira (16) a captação dos órgãos da professora Maria Rosa Pereira Andrade, de 55 anos, que teve morte cerebral após um acidente de trânsito no centro da cidade.
Foram doadas as córneas, para paciente em Campo Grande, e os rins da educadora, com destino a São Paulo. Inicialmente, a ideia da família era que o coração também fosse captado, porém, não foi possível devido a complexidade.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários