Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Aeroporto de Dourados realizou mais de 2,6 mil operações neste ano

23/05/2025 às 14:51
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Com retomada de voos comerciais e novo terminal em licitação, estrutura reforça papel estratégico para a aviação regional

O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, já contabiliza 2.693 operações de pousos e decolagens entre 1º de janeiro e 23 de maio de 2025. O número reforça a capacidade da estrutura para receber aeronaves de todos os portes, inclusive grandes jatos como os que trouxeram recentemente os ministros Sílvio Costa Filho e Sonia Guajajara à cidade.

Somente em janeiro foram 421 operações, enquanto fevereiro somou 557. Em março, o movimento chegou a 609, abril fechou com 558, e, até o dia 23 de maio, já haviam sido registradas 593 operações — sendo 282 pousos e 311 decolagens.

Para o prefeito Marçal Filho, o volume de voos confirma o preparo do aeroporto para a aviação comercial. “Estamos prontos. Nas próximas semanas, técnicos da Anac virão avaliar e homologar o aeroporto”, afirmou. Ele também mencionou que a Infraero está em fase de licitação para definir a empresa que assumirá a Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo (EPTA), essencial para comunicação via rádio durante as operações.

Voos comerciais retornam em setembro

Depois de quase quatro anos sem voos comerciais, a Latam retomará as operações em Dourados a partir de 8 de setembro. As passagens para o trecho Dourados-Guarulhos começaram a ser vendidas no dia 14 de maio, com valores a partir de R$ 654,73 (ida e volta), na tarifa Light.

Serão três voos semanais: segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, chegam a Dourados às 8h40, e retornam às 9h20, com pouso previsto às 12h25 em São Paulo. Nas quintas, o voo sai às 16h55, chega às 17h50 e retorna às 18h30, com pouso às 21h35.

Novo terminal está próximo de sair do papel

Outro destaque é o avanço na licitação para a construção do novo terminal de passageiros. Duas empresas — Construtora Maksoud Rahe Ltda. e Engetal Engenharia e Construções Ltda. — já tiveram suas propostas habilitadas. A obra, estimada em R$ 40 milhões, será custeada pelo Governo do Estado e vai entregar um terminal com cerca de 3 mil metros quadrados.

O projeto inclui espaços modernos, como lanchonete, lojas comerciais, uma nova seção de combate a incêndio (SCI), e uma nova estação de tráfego aéreo (EPTA). Enquanto isso, o terminal atual — revitalizado pela prefeitura — continuará em operação, oferecendo embarque e desembarque com estrutura moderna, incluindo portas automáticas, nova climatização, pintura e revisão elétrica e hidráulica.

Além do terminal de 2.655,37 m², também serão construídos uma Central de Utilidades (183,47 m²), um Depósito de Resíduos Sólidos (54,96 m²), uma sala de rádio para telecomun

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60