Separados por um ponto, Napoli e Inter fazem finais paralelas pelo título italiano

Separados por um ponto, Napoli e Inter fazem finais paralelas pelo título italiano

Diferente das outras grandes ligas europeias, o Campeonato Italiano chega na última rodada sem um vencedor definido. Nesta sexta-feira (23), Napoli e Internazionale fazem “finais paralelas” para definirem o dono do Calcio nesta temporada.

Os dois clubes chegam para a partida final separados por apenas um ponto. Em jogos simultâneos, às 15h45, o Napoli recebe o Cagliari no Estádio Diego Armando Maradona, enquanto a Inter visita o Como 1907, na Lombardia.

Líder do Calcio e a frente do adversário com 79 pontos, o Napoli é o único que depende exclusivamente das suas forças para comemorar o título em casa. Uma vitória simples diante do 14° colocado, sem chances de rebaixamento, ou um tropeço da Inter será o suficiente para carimbar a conquista.

Apesar do cenário altamente favorável, o time de Antonio Conte entra em campo com o sinal de alerta ligado, depois de tropeçar na rodada passada em um empate com o Parma. O resultado somente não foi catastrófico por conta da igualdade sofrida pela Inter nos acréscimos contra a Lazio.

Do outro lado, o time nerazzurri perdeu a chance de depender apenas das próprias forças e precisa, além de vencer o seu compromisso, contar com um novo tropeço do Napoli. Um simples empate em Nápoles, combinado com um triunfo nerazzurri é o suficiente para manter a taça em Milão.

Além dos cálculos para definir o título nesta sexta-feira, uma combinação inusitada e remota pode adiar a definição do título. Em caso de derrota do Napoli e empate da Inter, os dois times ficarão igualados em pontos e forçarão uma “final” entre eles para decidir o Calcio. A situação é prevista no regulamento desde a temporada 2022/23 e impede que o título seja decretado pelos critérios de desempate.

Após as partidas decisivas para o título italiano, a rodada final segue no final de semana com o restante das partidas e das disputas na parte de cima e de baixo na tabela.

No sábado, o Milan recebe o lanterna e rebaixado Monza para a despedida de uma temporada para esquecer. Os rossoneri apenas cumprem tabela, assim como o confronto entre Bologna, garantido na Liga Europa, e Genoa.

As partidas decisivas voltam no domingo (25) com seis jogos importantes para as definições de vagas nas competições europeias e rebaixados. 

Napoli, Internazionale e Atalanta carimbaram antecipadamente a sua presença na próxima Liga dos Campeões e deixaram apenas uma vaga em disputa. Com 67 pontos, a Juventus visita o Venezia e depende apenas de si para segurar a classificação.

Na zona da Liga Europa com um ponto a menos, a Roma visita o rival da Velha Senhora e encara o Torino de olho na vaga da Champions. A Lazio corre por fora na disputa, mas ainda almeja a vaga. O time biancazzurri precisa vencer o Lecce e contar com tropeços dos dois adversários acima.

4° – Juventus – 67 pontos e 22 de saldo de gols  (Zona da Liga dos Campeões)
5° – Roma – 66 pontos e 19 de saldo de gols (Zona da Liga Europa)
6° – Lazio – 65 pontos e 13 de saldo de gols (Zona da Conference League)
7° – Fiorentina – 62 pontos e 18 de saldo de gols (Zona sem vaga)

Na parte baixa da tabela, cinco times lutam contra o rebaixamento. Com a queda confirmada apenas para o Monza, duas vagas seguem abertas.

Os dois times dentro do Z3 encaram os compromissos mais difíceis da disputa. Sem depender das próprias forças, o Venezia recebe a Juve, enquanto o Lecce, que precisa apenas de uma vitória para escapar, visita a Lazio.

Em caso de vitória do Lecce, o time deixa a zona de rebaixamento e joga a responsabilidade para três clubes. Em 16°, o Parma viaja até Bérgamo para lutar pela sobrevivência contra a Atalanta, sem ambição na última rodada.

No outro confronto, o primeiro clube fora da zona, Empoli, recebe o Hellas Verona, último clube em risco, para um confronto direto contra o rebaixamento.

15° – Hellas Verona – 34 pontos e 33 de saldo de gols negativo
16° – Parma – 33 pontos e 15 de saldo de gols negativo
17° – Empoli – 31 pontos e 25 de saldo de gols  negativo
18° – Lecce – 31 pontos e 32 de saldo de gols negativo (Zona de rebaixamento)
19° – Venezia – 29 pontos e 23 de saldo de gols negativo (Zona de rebaixamento)
20° – Monza – 18 pontos e 39 de saldo de gols negativo (Rebaixado)

Fonte: Ogol

Comentários