Casemiro e Richarlison de volta… Como Ancelotti pode montar o Brasil?
Anuncie Aqui
Carlo Ancelotti fez a primeira convocação na seleção brasileira nesta segunda-feira, sem Neymar e com os retornos de Casemiro e Richarlison. Taticamente, o que o italiano pode buscar com as escolhas feitas?
Um ponto ficou claro pela lista e pelas declarações do italiano: os convocados foram decidios em conjunto, entre o departamento de análise da CBF e Ancelotti. Ao mesmo tempo que trouxe “nomes de confiança”, o técnico aceitou a avaliação do departamento de muitos nomes da lista, como Léo Ortiz.
A presença de Casemiro e Richarlison entre os chamados indica essa escolha por “nomes de confiança”, mas também dá dicas táticas interessantes para o time que Carleto pode mandar a campo, pelo menos nos primeiros jogos na seleção.
Richarlison foi o único camisa 9 chamado. O “Pombo” pode encaixar tanto em um esquema com dois atacantes, que deve ser o desenho ideal do técnico italiano para a seleção (o 4-4-2 losango), como também como referência, como um 9 de mobilidade.
Casemiro chega para dar sustentação a um meio-campo que deve buscar controlar o jogo. A trinca de volantes, ou melhor, meias, deve ser inevitável, com a companhia de Bruno Guimarães e Gerson (ou Ederson).
Com laterais de características diferentes, Ancelotti indica que deve optar por um mais aberto atacando a profundidade (Wesley ou Carlos Augusto) e outro com papel de mais solidez defensiva, com capacidade para jogar por dentro ou em uma linha com três zagueiros (Danilo ou Alex Sandro).
Ancelotti é um técnico que se adapta aos jogadores que têm, e não o contrário. Por isso, alternou tanto de formações táticas ao longo da carreira. Mas pelos nomes que trouxe, deve esboçar uma plataforma tática com o 4-3-2-1 ou 4-4-2 losango para o início de trabalho na seleção.
Possíveis esboços táticos da seleção:
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários