Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Fortaleza em crise inesperada

28/05/2025 às 07:17
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Apesar de brilhos esporádicos, o Fortaleza patina feio na temporada 2025. E se nos últimos anos, o Tricolor se colocou como uma das equipes mais fortes do Brasil, agora a régau está mais baixa e o CEO Marcelo Paz já fala até mesmo em luta contra o rebaixamento. O clima no Tricolor do Pici é péssimo e após a última derrota, o técnico Juan Pablo Vojvoda se recusou a dar até mesmo entrevista coletiva. 

No momento, o Fortaleza não sabe o que é vencer há quatro jogos, mas antes disso vinha de sete jogos de invencibilidade, apesar de ser cinco empates. A situação não era das melhores e nem mesmo as atuações, mas a equipe ia sobrevivendo na temporada até a sonhada pausa para a Copa do Mundo de Clubes. 

O baque então veio há duas semanas, quando enfrentou o Vasco no São Januário e sofreu uma sono derrota por 3 a 0, pelo Brasileirão. Para além do placar, surpreende o adversário, já que o Cruzmaltino também vive péssimo ano. 

No dia 21 de maio, o Fortaleza recebeu o Retrô pela terceira fase da Copa do Brasil. O Tricolor já havia sofrido mais do que o esperado para o time da terceira divisão no jogo de ida, empatando em 1 a 1. Na volta, dentro de casa, saiu na frente, mas com uma postura ‘blasé’ cedeu o empate. O castigo veio nos pênaltis, com eliminação precoce. 

O clima que já era ruim, só piorou. O Fortaleza teve novo jogo no Castelão e fez um primeiro tempo sofrivel contra o Cruzeiro, levando dois gols e podendo sair perdendo por mais. A postura, a animosidade e o ritmo passaram bem longe do demonstrado nos anos anteriores. 

Em meio a péssima fase e os erros bobos da equipe, o técnico Juan Pablo Vojvoda explodiu como nunca visto antes publicamente e decidiu que não iria dar entrevista coletiva. O treinador foi a sala de imprensa do Castelão em respeito aos jornalistas e informou a todos a sua opção.

“Hoje eu não tenho condições de falar. Eu não tenho. Eu me apresento aqui por respeito a vocês, por respeito ao torcedor. Se quer saber algo, aí está o que se viu dentro do campo e desde o momento que estamos vivendo agora. É a primeira vez que faço isso, mas eu sinto essa necessidade. O que mais poderia falar?”, surpreendeu Vojvoda. 

Vojvoda pede desculpa e abandona entrevista coletiva

pic.twitter.com/0QwLI07egT

O turbilhão estava formado. No dia seguinte, o CEO do clube, Marcelo Paz, foi às redes sociais e pediu desculpas a torcida, indicando falta de compromisso de alguns jogadores, mudanças no elenco na próxima janela de transferências e respaldo total ao trabalho de Vojvoda.

“Atuações que envergonham dentro e fora de casa, que fazem que o nosso torcedor se afaste do clube. Não podemos deixar que um trabalho vá por água abaixo de uma forma tão fácil. O elenco está devendo muito e eles sabem disso. Tentamos conversas, diálogo, cobranças internas, mudanças de posicionamento e escalação, mas os resultados não estão vindo. Precisamos de mudanças mais drásticas”, começou Paz. 

O CEO afirmou que “naturalmente vão haver saídas e chegadas no elenco para correção de rumo”, Além disso, ele também declarou “todo apoio a comissão técnico e ao Vojvoda, profissional que se dedica demais ao Fortaleza e está sofrendo muito com o que está acontecendo”.

O choque maior foi quando o CEO admitiu que o Fortaleza briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro deste ano. Vale lembrar que o Tricolor foi o quarto colocado em 2021 e 2024 e fez campanhas seguras, na primeira parte da tabela, em 2022 e 2023. Somente em 2020 lutou para não cair. 

“Temos também que ter a humildade de reconhecer que a nossa luta esse ano é para não cair. Começamos o ano com expectativas muito altas, mas nada disso está aparecendo. Não adianta a gente se iludir e nem iludir o torcedor”.

CEO do @fortalezaec Marcelo Paz fala sobre o momento do clube e o que deverá ser feito: “medidas drásticas!

????Divulgação pic.twitter.com/K3CMK7gS2b

Na atual temporada, o Fortaleza soma 12 vitórias, 10 empates e 11 derrotas em 33 jogos, com vice do Estadual, perto da zona de rebaixamento do Brasileirão, fora da Copa do Brasil e correndo risco de ser eliminado esta semana na Libertadores

O aproveitamento na temporada é de 46,46%, a menor em toda a Era Vojvoda. O treinador argentino chegou ao clube em 2021 e desde então conseguiu resultados expressivos. Mesmo com um alto número de jogos por temporada, conseguiu aproveitamento superior a 55% em todos os anos. 

Depois ser eliminado na Copa do Brasil, o Fortaleza pode aliviar a pressão com uma classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. O próximo jogo, contra o Racing, acontece na quinta-feira, 29, às 21h30. 

Beneficado por um W.O contra o Colo-Colo, o Tricolor ocupa a segunda posição do Grupo E, com 8 pontos conquistados. No entanto, na última rodada tem um grande desafio contra o Racing, melhor time da chave, na Argentina. Já o Atlético Bucaramanga, com 6 pontos, enfrenta o já eliminado Col-Colo, que não deve dificultar. Uma derrotado pode ser fatal para o Fortaleza. 

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias