Coletivo MS apresenta demandas urgentes para ciclistas em Dourados
Anuncie Aqui
Coletivo MS apresenta demandas urgentes para ciclistas em Dourados
Neste maio amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito, Dourados registrou a morte de dois ciclistas. Anyelo Neptali Lorant Ramos, de 46 anos, morreu atropelado na BR-163, enquanto ia para o trabalho, na manhã de sábado, 16/05. Marcos João Soares, de 49 anos, morreu voltando do trabalho, nesta quarta-feira (28/05) no cruzamento das ruas Olinda Pires de Almeida e Albino Torraca.
Dourados é uma cidade plana, com vias largas e planejadas — características ideais para o uso de bicicletas.
No entanto, os trabalhadores e estudantes que usam a bicicleta como meio de transporte estão em risco constante, devido à falta de ciclovias seguras e interligadas.
Com o objetivo de chamar a atenção dos vereadores para o tema, integrantes do Coletivo Bici nos Planos MS, Heblisa Melo e João Paulo Martinez, estiveram na Câmara Municipal de Dourados na segunda-feira, 26/05.
Os ciclistas levaram um abaixo-assinado com demandas urgentes e apresentou a alguns parlamentares.
O Coletivo enfatiza que Dourados tem leis que preveem a implantação de ciclovias interligadas desde 2008, com a Lei Complementar 122/2008.
Em 2018, a cidade passou a ter um Projeto de Rede Cicloviária Interligada, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, sancionado pela Lei Complementar 351/2018. Esta lei prevê a prioridade para o transporte coletivo, ciclistas e pedestres, por meio da criação de uma malha cicloviária integrada, e também a garantia de calçadas em vias estratégicas e a construção de quatro terminais de transporte coletivo (transbordos).
Os integrantes do Bici nos Planos MS buscaram os vereadores de Dourados para exigir que essas leis comecem a ser cumpridas. Além disso, solicitaram que os vereadores criem uma Comissão de Mobilidade Urbana Sustentável, para organizar debates públicos sobre o tema.
O Coletivo ainda requer que a Prefeitura inicie a implantação imediata de ciclovias essenciais para proteger vidas e evitar novas tragédias.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários