Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Coletivo MS apresenta demandas urgentes para ciclistas em Dourados

29/05/2025 às 16:29
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Coletivo MS apresenta demandas urgentes para ciclistas em Dourados

Neste maio amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito, Dourados registrou a morte de dois ciclistas. Anyelo Neptali Lorant Ramos, de 46 anos, morreu atropelado na BR-163, enquanto ia para o trabalho, na manhã de sábado, 16/05. Marcos João Soares, de 49 anos, morreu voltando do trabalho, nesta quarta-feira (28/05) no cruzamento das ruas Olinda Pires de Almeida e Albino Torraca.

Dourados é uma cidade plana, com vias largas e planejadas — características ideais para o uso de bicicletas.

No entanto, os trabalhadores e estudantes que usam a bicicleta como meio de transporte estão em risco constante, devido à falta de ciclovias seguras e interligadas. 

Com o objetivo de chamar a atenção dos vereadores para o tema, integrantes do Coletivo Bici nos Planos MS, Heblisa Melo e João Paulo Martinez, estiveram na Câmara Municipal de Dourados na segunda-feira, 26/05.

Os ciclistas levaram um abaixo-assinado com demandas urgentes e apresentou a alguns parlamentares.

O Coletivo enfatiza que Dourados tem leis que preveem a implantação de ciclovias interligadas desde 2008, com a Lei Complementar 122/2008.

Em 2018, a cidade passou a ter um Projeto de Rede Cicloviária Interligada, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, sancionado pela Lei Complementar 351/2018. Esta lei prevê a prioridade para o transporte coletivo, ciclistas e pedestres, por meio da criação de uma malha cicloviária integrada, e também a garantia de calçadas em vias estratégicas e a construção de quatro terminais de transporte coletivo (transbordos).

Os integrantes do Bici nos Planos MS buscaram os vereadores de Dourados para exigir que essas leis comecem a ser cumpridas. Além disso, solicitaram que os vereadores criem uma Comissão de Mobilidade Urbana Sustentável, para organizar debates públicos sobre o tema.

O Coletivo ainda requer que a Prefeitura inicie a implantação imediata de ciclovias essenciais para proteger vidas e evitar novas tragédias.

 

 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias